Sobre a formação

Nº Horas:
16
Capacidade máxima:
0
Créditos:
3.2
Horário:
6ªfeira 10h-14h e 15h-19h | Sábado 08h-13h e 14h-17h
Início:
06-11-2015
Fim:
07-11-2015
Este curso com a duração de dois dias, tem como objetivo oferecer uma ampla gama de técnicas para avaliar e tratar o paciente com dores cervicais.
Barbara Cagnie graduada em fisioterapia e terapia manual é atualmente professora assistente no Departamento de Ciências e Reabilitação Física, na Universidade de Ghent (Bélgica). As suas pesquisas e a sua experiência enquanto docente, bem como em trabalho clínico, centram-se em avaliação e reabilitação de pacientes com dor cervical, em particular, a sua investigação está direcionada na identificação de mecanismos periféricos e centrais subjacentes ao desenvolvimento e/ou manutenção de dor cervical, bem como na avaliação das intervenções clínicas no âmbito dos diferentes subgrupos de pacientes com dor cervical.
 
3.2 UC para renovação do TPTEF e TPDT
 
Possibilidade de pagamento em prestações - ver regulamento

Razões para participar

Apresentação
Este curso com a duração de dois dias, tem como objetivo oferecer uma ampla gama de técnicas para avaliar e tratar o paciente com dores cervicais. Em primeiro lugar, será feita uma avaliação geral e estruturada do paciente com dor cervical, que tem como objetivo determinar o padrão de disfunção dominante, tendo como base uma estrutura conceptual clínica. Esta estrutura conceptual clínica também servirá como orientação para a prática clínica.
Com base num exame subjetivo, clínico e nas necessidades do paciente será realizado um plano de tratamento específico.
Recentes meta-análises demonstraram que há evidência moderada a alta que justifique uma abordagem multimodal em pacientes com dor cervical, incluindo uma combinação de terapia manual e exercícios clínicos. No entanto, a terapia manual e a terapia pelos exercícios, são conceitos amplos e, portanto, é obrigatório selecionar as técnicas apropriadas para cada paciente. Neste curso serão demonstradas e praticadas técnicas articulares, miofasciais e neuromusculares. As técnicas serão integradas no final deste curso recorrendo a diferentes estudos-caso.
 
Objectivos Gerais
  • Obter conhecimento acerca dos detalhes diferentes padrões de dores cervicais
  • Desenvolver skills e habilidades clínicas necessárias para a avaliação articular, miofascial e da disfunção neuromuscular em pacientes com dor cervical
  • Fornecer um programa de reabilitação de forma individualizada
  • Integrar diferentes técnicas de tratamento através de uma abordagem multimodal de terapia manual e terapia de exercícios específicos.
  Destinatários
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).
 
 

Objetivos

IMPORTANTE:
A inscrição só fica validada (inscrição definitiva), após o pagamento através de Multibanco, até no máximo 3 dias prévios à realização da ação. Caso não se verifique o pagamento da ação, a mesma transita para a lista de espera. Sendo as vagas limitadas, recomendamos que a inscrição seja validada com a maior antecedência possível.
 
ALUNOS E EX-ALUNOS ESSEM
Para beneficiarem de código de 10% desconto,Estudantes e Ex-Estudantes ESSEM devem enviar email para formacao@clinicadasconchas.pt ,com manifestação de interesse em inscreverem-se no Curso de Prevenção e Reabilitação de Disfunções Cervicais e anexando comprovativo respectivo.
 
Modelo de Avaliação:
Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação
 
Metodologias de desenvolvimento da formação 
Formação presencial em sala: preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.
 
Recursos Pedagógicos
O curso será lecionado em Inglês, com tradução parcial para Português sempre que se justifique.
Apresentação de diapositivos em língua inglesa.
 
Informações Diversas
Os formandos deverão trazer roupa desportiva para a componente prática.
O preço inclui documentação de apoio.
 
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
3.2 unidades de crédito para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico - TPTEF e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a – TPDT.

    

Programa

Conteúdos Programáticos
1.     Introdução
-          Contextualização do modelo clínico em pacientes com dores cervicais
  1. Avaliação e tratamento de uma disfunção articular dominante
-          Terapia Manual: técnicas harmónicas/técnicas de mobilização (convergência e divergência de padrão)
-          Terapia por exercício: exercícios de mobilização ativos
  1. Avaliação e tratamento de uma disfunção de controlo motor dominante
-          Terapia por exercício: treino progressivo do controlo motor
  1. Avaliação e tratamento de uma disfunção miofascial dominante
-          Terapia Manual: Alongamento passivo / Terapia por Trigger Point
  1. Avaliação e tratamento de uma disfunção neurogénica dominante
-          Terapia manual / Técnicas neurodinâmicas
-          Terapia por exercício: técnicas neuro-dinâmicas ativas
  1. Estudos Caso

 

Formador

Barbara Cagnie

Investimento

290€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como faço a minha inscrição numa formação?

Para fazer a sua inscrição, clica em “QUERO INSCREVER-ME”. Se ainda não é utilizador registado faça o REGISTO e termine a inscrição.

Como fico a saber se estou inscrito?

A inscrição só é considerada definitiva, após confirmação do pagamento. Dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição. 

Após pagamento, vai receber email com confirmação de pagamento e confirmação de inscrição.

Quais os métodos de pagamento disponíveis?

Pode efetuar pagamento através de: MB multibanco,  MBway e PayPal.

Pode usar cartão de crédito Visa, American Express ou Mastercard, através de uma conta paypal, que pode gerar gratuitamente.

Posso fracionar o meu pagamento?

Os cursos com facilidade de pagamento têm essa referência na página do curso. Na inscrição pode selecionar pagar a totalidade ou dividir em prestações, escolhendo o número de mensalidades que pretende.

Estou inscrito numa formação síncrona-100% online- com hora marcada. Quando recebo o acesso?

O link para aceder à formação é enviado por email, 2 DIAS ANTES, da data de início.

Certifique-se de que a mensagem não foi enviada para a sua pasta de SPAM.

Que tipo de certificado obtenho no final da formação?

No final da formação irá receber um Certificado de Frequência de Formação Profissional, em formato digital, disponível na Área Pessoal, num prazo de 2 semanas. Confirme na página de cada formação qual a assiduidade mínima exigível necessária, para a obtenção do certificado.

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Posso fazer recolha de imagens/sons durante as formações?

Os conteúdos ministrados durante os diferentes eventos formativos estão protegidos pelas leis da propriedade intelectual pelo que não poderá haver a recolha de qualquer tipo de imagem ou som a não ser com expressa autorização prévia do formador em causa e da Clínica das Conchas.

Precisa de Ajuda?