Sobre a formação

Nº Horas:
35
Capacidade máxima:
0
Créditos:
7
Horário:
09h - 17h
Início:
10-11-2015
Fim:
13-11-2015

A parceria entre a Clínica das Conchas e a BACPR (British Association for Cardiovascular Prevention and Rehabilitation) permite agora o acesso em território nacional a este curso de elevado prestígio  e reconhecimento internacional, a um valor significativamente inferior do que aquele que decorreria de várias deslocações ao Reino Unido para o frequentar.Este curso de 35h presenciais com estágio prático no terreno, dotá-lo-á com conhecimentos e experiência para prescrever e administrar um programa  de exercício em indivíduos com doença cardiovascular num regime de longaduração, seja no contexto de ginásio, personal training ou aulas de grupo.

 

Razões para participar

Apresentação

A British Association for Cardiovascular Prevention and Rehabilitation (BACPR), apoiada pela British Heart Foundation, desenvolveu o curso de Instrutor de Reabilitação Cardíaca destinado a especialistas/instrutores de exercício físico, fisioterapeutas e enfermeiros que atuam em ambiente não-hospitalar (http://www.bacpr.com/). 
Os programas de acompanhamento de longa duração (fase III) correspondem à fase de manutenção da actividade/exercício físico que sucedem a fase mais precoce da reabilitação cardíaca levada a cabo em ambiente hospitalar/clínico (fase I-II).
Este curso de 35h presenciais com estágio prático no terreno, dotá-lo-á com conhecimentos e experiência para prescrever e administrar um programa de exercício em indivíduos com doença cardiovascular num regime de longa duração, seja no contexto de ginásio, personal training ou aulas de grupo. Este curso é reconhecido internacionalmente como o gold-standard em termos de qualificação para reabilitação cardíaca fase III em ambulatório, e tem vindo a ser aplicado há 14 anos no Reino Unido. Neste mesmo país estão descritas 4 fases de reabilitação cardíaca, sendo que a fase IV no Reino Unido corresponde à III europeia.
  
Objectivos Gerais
O objetivo do curso é dotar os formandos com os conhecimentos e competências necessárias para prescrever e administrar exercício físico terapêutico de forma segura e efetiva para indivíduos com doença cardiovascular.
 
Objectivos Específicos
- Abordagem clínica e transfer do doente em fase I (hospitalar/centro clínico) para a fase II (comunitária)
- Interação com equipas multidisciplinares de programas de Reabilitação Cardíaca fase II 
- Avaliação clínica do paciente que vai iniciar o programa fase III (ambulatório)
- Prescrição de exercício físico para doentes com indicação para participarem em fase III
- Introdução a componentes de modificação comportamental
 
Destinatários
Especialistas de exercício
Fisioterapeutas
Enfermeiros
 
Datas importantes
Prazo de candidatura: 1 Outubro 2015 (vagas limitadas)
Prazo para pagamento: 5 dias após aceitação de candidatura, após a qual a mesma será renunciada
 
Testemunhos edição 2014
José Albino, Fitness manager no Fitproject 
«Gostei muito da formação de Reabilitação cardíaca, quer pela qualidade dos formadores, a qualidade dos conteúdos, os meios disponibilizados na formação e o apoia da organização. Recomendo muito esta formação para os profissionais do exercício que pretendam adquirir mais conhecimento nesta área.»
 
João Fernandes, Health Club - Wellness Sport City, Fitness Manager/Diretor Técnico «Formação imprescindível para quem trabalha ou pretende trabalhar com doentes cardíacos em fase pós-hospitalar e para quem pretende conhecer como é estruturada a reabilitação cardíaca, num dos países europeus mais evoluídos neste âmbito!»
  
Inês Pinto, Aluna de mestrado em Exercício e Saúde
«Gostei imenso de perceber o que já se realiza noutros países e acho que para a quantidade de conteúdos lesionados a organização dos mesmo foi bastante boa, além de que toda a informação transmitida é essencial para o trabalho com este tipo de doentes. Na minha opinião as formadoras conseguiram de uma maneira bastante didática e profissional transmitir a informação.»
 
   

 

Objetivos

Modelo de Avaliação

Exame teórico escrito de escolha múltipla (1 hora)
Elaboração de um relatório de um estudo caso de fase II para fase III (recolhido durante o estágio clínico)
Apresentação e discussão do relatório do estudo caso (Exame oral) (30-45 minutos)
 
Metodologias e/ou estratégias 
Prelecção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica, componente prática
 
Recurso pedagógicos
Apresentação de slides powerpoint em Língua Inglesa, discussão em grupo.
Visionamento de um DVD que inclui um conjunto de princípios que são importantes no desenvolvimento e elaboração segura e efectiva de um programa de exercício para a população com doença cardíaca (como monitorizar a intensidade do exercício, exemplo de um aquecimento, aula de grupo em circuito e aula em ginásio, retorno à calma, exercício em casa).
 
Materiais
Manual do curso 
Manual de exercícios/Workbook
DVD BACPR - Princípios da prescrição de exercício em doentes cardíacos
 
Informações Diversas
A língua oficial do curso e dos materiais pedagógicos é o Inglês.
Os formandos deverão trazer roupa desportiva e toalha para a componente prática.
O preço inclui documentação de apoio e coffee-breaks.
No caso de desistência, o valor pago só será devolvido no caso da vaga ser preenchida (curso internacional).
O Club Clínica das Conchas reserva-se no direito de cancelar o Curso com a antecedência possível se não houver um mínimo de participantes.
 
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado internacional BACPR Exercise Instructor Level 4 qualification
(o certificado internacional é válido durante 3 anos)
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
7 UC para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico - TPTEFe Título Profissional de Director/a Técnico/a - TPDT
 

 

Programa

Conteúdos Programáticos

O curso decorrerá durante 35 horas ao longo de 4 dias (9h-17h), e aproximadamente 100 horas de estudo independente à distância.
 
Reabilitação cardíaca – background
Sistema cardiovascular
Doença cardiovascular
Patologia e apresentação
Investigação e diagnóstico
Tratamento médico / cirúrgico
Medicação
Exercício de endurance
Resposta aguda e crónica
Benefícios para os doentes cardíacos
O processo de reabilitação
Factores de risco
Considerações de exercício para populações especiais
Prescrição e programação de exercício
Mudança de comportamento e entrevista motivacional
Cenário de problemas e procedimentos de emergência

Investimento

725€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como faço a minha inscrição numa formação?

Para fazer a sua inscrição, clica em “QUERO INSCREVER-ME”. Se ainda não é utilizador registado faça o REGISTO e termine a inscrição.

Como fico a saber se estou inscrito?

A inscrição só é considerada definitiva, após confirmação do pagamento. Dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição. 

Após pagamento, vai receber email com confirmação de pagamento e confirmação de inscrição.

Quais os métodos de pagamento disponíveis?

Pode efetuar pagamento através de: MB multibanco,  MBway e PayPal.

Pode usar cartão de crédito Visa, American Express ou Mastercard, através de uma conta paypal, que pode gerar gratuitamente.

Posso fracionar o meu pagamento?

Os cursos com facilidade de pagamento têm essa referência na página do curso. Na inscrição pode selecionar pagar a totalidade ou dividir em prestações, escolhendo o número de mensalidades que pretende.

Estou inscrito numa formação síncrona-100% online- com hora marcada. Quando recebo o acesso?

O link para aceder à formação é enviado por email, 2 DIAS ANTES, da data de início.

Certifique-se de que a mensagem não foi enviada para a sua pasta de SPAM.

Que tipo de certificado obtenho no final da formação?

No final da formação irá receber um Certificado de Frequência de Formação Profissional, em formato digital, disponível na Área Pessoal, num prazo de 2 semanas. Confirme na página de cada formação qual a assiduidade mínima exigível necessária, para a obtenção do certificado.

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Posso fazer recolha de imagens/sons durante as formações?

Os conteúdos ministrados durante os diferentes eventos formativos estão protegidos pelas leis da propriedade intelectual pelo que não poderá haver a recolha de qualquer tipo de imagem ou som a não ser com expressa autorização prévia do formador em causa e da Clínica das Conchas.

Precisa de Ajuda?