Sobre a formação

Nº Horas:
16
Capacidade máxima:
20
Créditos:
3.2
Horário:
09h00 - 18h00
Início:
06-07-2019
Fim:
07-07-2019

  

O desenvolvimento da massa muscular é um foco importante em muitos atletas e praticantes de exercício físico. No entanto, a sua maximização, visando o rendimento desportivo ou estético, é muitas vezes difícil de obter de forma segura e eficaz usando as bases comumente conhecidas e associadas a este tipo de treino.

Este curso pretende rever algumas da questões fundamentais ao planeamento e treino orientado para a hipertrofia, procurando realizar a máxima transferência para questões contextuais. Conhecimentos mais aprofundados sobre a temática serão abordados visando a exploração do tema em praticantes de nível avançado.

 

3.2 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a.

Razões para participar

Apresentação

O desenvolvimento da massa muscular é um foco importante em muitos atletas e praticantes de exercício físico. No entanto, a sua maximização, visando o rendimento desportivo ou estético, é muitas vezes difícil de obter de forma segura e eficaz usando as bases comumente conhecidas e associadas a este tipo de treino. Este curso pretende rever algumas da questões fundamentais ao planeamento e treino orientado para a hipertrofia, procurando realizar a máxima transferência para questões contextuais. Conhecimentos mais aprofundados sobre a temática serão abordados visando a exploração do tema em praticantes de nível avançado.

 

Objetivos Gerais

  • Contextualizar conhecimentos elementares associados ao treino orientado para a hipertrofia
  • Desenvolver conhecimentos e competências associadas à criação de planos de treino orientados para o desenvolvimento da hipertrofia muscular
  • Explorar implicações da evidência científica mais recente sobre a maximização do trabalho de hipertrofia muscular
  • Conhecer respostas hipertróficas e de adaptação ao stress
  • Conhecer os mecanismos de hipertrofia e respetiva relação com variáveis de treino
  • Articular conhecimentos entre o treino orientado para a hipertrofia e outros tipos de treino
  • Aplicar factores biomecânicos para melhor compreensão dos exercícios a selecionar num programa de treino de força
  • Refletir sobre exercícios comumente utilizados em programas de treino de força e sua implicação no desenvolvimento muscular
  • Analisar e refletir sobre modelos de periodização no treino de força, com foco na construção de um macrociclo anual padrão
  • Explorar as últimas evidências científicas da nutrição na maximização da hipertrofia muscular

 

Destinatários

  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

 

Testemunho

"Este curso é globalmente muito bom. É constituído por uma forte vertente prática integrada numa base teórica muito robusta. Os conhecimentos adquiridos são facilmente colocados em prática no dia-a-dia. (Docente convidado ESDRM e Fisiologista do Exercício Físico)"
Ruben Francisco

Objetivos

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.

Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.

O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.

Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.

 

Modelo de Avaliação

Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao certificado, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão.

O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos e Espaços

Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados

 

Informações Diversas

A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.

Os participantes devem trazer roupa prática que lhes permita treinar adequadamente

O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.

 

Certificado/Diploma Atribuído

Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), disponível em formato digital, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal no site da Formação Clinica das Conchas.

3.2 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

  

Perguntas Frequentes – clique aqui

 

Programa

Conteúdos Programáticos

  • Adaptações do exercício ao stress - respostas específicas à hipertrofia
  • Mecanismos hipertróficos
  • Variáveis do treino de força na produção da hipertrofia
  • Exercício aeróbio e implicações no treino de hipertrofia
  • Factores limitadores e potenciadores do máximo desenvolvimento da hipertrofia
  • Treino avançado em hipertrofia 

Formador

Diogo Teixeira

Investimento

195€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?