Sobre a formação

Nº Horas:
14
Capacidade máxima:
0
Créditos:
Horário:
Início:
14-05-2021
Fim:
15-05-2021

  

A Especialista Mundial Ann Cools, está de volta a Portugal para a realização do Curso de Reabilitação do Ombro - nível 1.

Após uma revisão da anatomia funcional do ombro, apresentar-nos-á, de modo cientificamente fundamentado os principais testes de avaliação para o ombro e o seu valor diagnóstico. Seguidamente dará ênfase à apresentação das principais patologias do ombro e qual o raciocínio clínico a realizar na sua abordagem. Será discutido o papel da disfunção da omoplata na dor no ombro.

No segundo dia de curso, serão aprofundados o raciocínio clínico e a prática na reabilitação do ombro, abordando-se o treino de estabilidade progressivo para o ombro, técnicas de mobilização manual e de alongamento e exercícios de reabilitação da omoplata.

 

 

Razões para participar

Apresentação

A Especialista Mundial Ann Cools, após a realização de uma revisão da anatomia funcional do ombro, apresentar-nos-á, de modo cientificamente fundamentado os principais testes de avaliação para o ombro e o seu valor diagnóstico.

Seguidamente dará ênfase à apresentação das principais patologias do ombro e qual o raciocínio clínico a realizar na sua abordagem. Será discutido o papel da disfunção da omoplata na dor no ombro.

No segundo dia de curso, serão aprofundados o raciocínio clínico e a prática na reabilitação do ombro, abordando-se o treino de estabilidade progressivo para o ombro, técnicas de mobilização manual e de alongamento e exercícios de reabilitação da omoplata.

 

Objetivos Gerais

  • Rever anatomia funcional do ombro e sua a mecânica de funcionamento
  • Habilitar na realização de testes de avaliação para o ombro, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
  • Compreender as várias patologias relacionadas com o complexo articular do ombro
  • Compreender o papel primordial da omoplata no normal funcionamento do ombro
  • Habilitar na realização do adequado raciocínio clínico para cada patologia
  • Dotar os formandos de competências na reabilitação das principais disfunções do ombro
  • Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar.
  • Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento do ombro

 

Destinatários

  • Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia, Osteopatia e Médicos

 

Objetivos

Recursos Pedagógicos - Inglês

O curso será lecionado em inglês, com tradução parcial para português sempre que se justifique.

Apresentação de diapositivos em língua inglesa.

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.

O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.

Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.

 

Modelo de Avaliação

Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao certificado, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão (manhã e tarde).

O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos e Espaços

Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados

 

Informações Diversas

A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.

O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.

 

Certificado/Diploma Atribuído

No final do curso será atribuído um Certificado de Frequência em Formação Profissional.

O certificado estará disponível, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal, inserido no site Formação Clinica das Conchas.

  

Perguntas Frequentes – clique aqui

 

Programa

Conteúdos Programáticos

Dia 1: Raciocínio Clínico na Examinação de pacientes

  • Novas abordagens na patologia do ombro (sessão teórica)
    • Impingement
    • Tendinopatia da Coifa dos Rotadores
    • Instabilidade
    • Patologia do Bicípite – Lesões “SLAP”
    • Défice de rotação interna gleno-humeral como possível causa de disfunção no ombro (GIRD)
    • O papel das disfunções da omoplata na dor no ombro
  • Examinação Clínica: Dos sintomas de impingement para a patologia subjacente. (Sessão prática)
    • Raciocínio Clínico (Algoritmo Clínico)
    • Testes clínicos para instabilidade, patologia da coifa dos rotadores, patologia do bicípite e disfunção da omoplata
    • Valor diagnóstico dos testes comuns de ombro

 

Dia 2: Raciocínio Clínico e prática na reabilitação do ombro (sessão teórico-prática)

  • Tendinopatia da coifa dos rotadores (exercícios RC, treino excêntrico…)
  • Treino de estabilidade progressivo para instabilidade no ombro (anterior (TUBS), multidirecional (AMBRI), instabilidade funcional por sobrecarga (AIOS), incluindo abordagem específica para o desporto.
  • Mobilização Manual e Técnicas de Alongamento para impingement e défice de rotação interna GIRD
  • Exercício de reabilitação escapular (força + equilíbrio muscular)
  • Abordagem de cadeia cinética em atletas “overhead” com lesão no ombro

 

Formador

Ann Cools

Investimento

Gratuito
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?