Entrevistámos o Professor Nuno Pimenta, Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Atividade Física e Saúde e Professor Adjunto na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Na Clínica das Conchas será um dos formadores do "Curso Avançado em Treino Personalizado". Nesta entrevista fique a saber o que podemos esperar do módulo que virá lecionar, a sua opinião sobre a obesidade no panorama Nacional e Internacional, bem como os seus projetos e ambições para o ano 2017/18. 

 

FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - O Prof. Nuno Pimenta lecionará no próximo ano o módulo de “Avaliação e Prescrição de Treino Cardiorrespiratório” inserido no “Curso Avançado de Treino Personalizado” da Clínica das Conchas. O que podemos esperar deste módulo?

 

NP - Este módulo pretende fazer uma abordagem muito pragmática e baseada em evidência científica sobre a avaliação e a prescrição de exercício para manutenção ou melhoria da saúde e da condição cardiorrespiratória. Pretende-se fazer uma abordagem à avaliação da condição cardiorrespiratória baseada nas linhas orientadoras do ACSM (AmericanCollege of Sport Sciences) mas de uma forma menos clinica e mais pragmática e ajustada ao contexto profissional do Fitness, seguindo as recomendações da EuropeActive. Na prescrição do exercício será feita uma abordagem abrangente desde o contexto mais simples direcionado para alunos iniciados até à abordagem mais complexa e avançada para alunos mais exigentes/avançados passando por várias formas de  HIIT (high intensity interval training) e outros métodos de treino e de periodização. 

FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Esta temática encontra-se intimamente relacionado com o tema da perda de massa gorda. Como vê o panorama Internacional e Nacional de combate à obesidade? Que sugestões daria para conseguirmos ser mais eficazes na intervenção perante este flagelo? 
 
NP - Este é um tema muito complexo, só isso é que justifica que as sociedades cientificamente mais avançadas do mundo, ao fim de cerca de 40 anos ainda não tenham encontrado qualquer esboço de solução para o problema que funcione de forma generalizada. As abordagens mais bem sucedidas para perda e controlo de peso são as que resultam de alterações no estilo de vida, mas estas só são sustentáveis e bem sucedidas para um número muito limitado de sujeitos, os que têm a força de vontade necessárias para manter comportamentos saudáveis de uma forma continuada ao longo da vida. Creio que há necessidade de criar políticas e campanhas mais criativas e agressivas e que se distingam do que tem sido feito até agora. Isto pode passar, por exemplo, pela valorização social e fiscal dos comportamentos saudáveis. Já foi feito, por exemplo quando quisemos ensinar a população a fazer reciclagem, e o nosso país tem servido de exemplo a outros, nesta matéria. Enfim, os grupos de trabalho dos programas de combate à obesidade têm grandes desafios pela frente se quiserem obter resultados diferentes de todos os programas e iniciativas que os precederam.

FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - É atualmente Docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Para além desta temática que outras leciona? 
 
NP - Na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, lecciono na Unidade Curricular de Avaliação e Prescrição do Exercício onde abordo a generalidade de temas relacionados com esta UC, sobretudo avaliação e prescrição de exercício cardiorrespiratório mas também os temas que se relacionam com a composição corporal e a adaptação da Avaliação e Prescrição do Exercício para pessoas com condições clínicas. Intervenho ainda nas UC relacionadas com aulas coreografadas, com o fitness Outdoor e com a Atividade Física em Contexto Laboral. 
 
FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Em termos profissionais, que projectos e ambições tem para o ano de 2017/18? 
 
NP - Para além de continuar a investir (estudar, aprender e ensinar) nos temas em que lecciono, gostava de conseguir dedicar-me mais a projetos de investigação que tenham uma grande ligação à comunidade (investigação aplicada) e que tenham um grande envolvimento dos alunos. Neste âmbito estou a investir no âmbito da avaliação e prescrição do exercício (especificamente na validação de testes de terreno de avaliação da condição física e na avaliação de efeitos de programas de exercício) atividade física em contexto laboral e na avaliação e controlo de factores de risco metabólico na população (sobretudo os que se relacionam com a composição corporal).
 
Saiba mais do Curso aqui
Partilhar

Precisa de Ajuda?