Diabetes, como vocês sabem, é uma doença caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser devido à deficiência na produção (tipo 1) ou ação da insulina (tipo 2). A tipo 2, principalmente, está associada a diversos outros problemas, como hipertensão e alterações nas gorduras do sangue, o que é conhecido como dislipidemias.
 
 
O problema de aparecer tanta coisa junta é que são necessários diversos remédios para trata-las, resultando em diversos efeitos colaterais e elevado encargo financeiro. Mas será que não haveria um remédio que pudesse tratar, simultaneamente, diversas doenças, com um custo baixo e sem efeitos colaterais??Seria demais, né?
 
Para testar essa mágica, Alvarez et al. (2018) em um grupo incluindo Rodrigo Ramirez-Campillo, que estará aqui em setembro, testou os efeitos do exercício em mulheres com diabetes, dislipidemia+hiperglicemia ou dislipidemia.
 
O “remédio” foi dado 3x semana por 16 semanas e começou com 8 tiros de 30 segundos a 90-100% da frequência cardíaca de reserva com 2 minutos de intervalo abaixo de 70%. Para ver os detalhes da progressão dá uma olhada no protocolo do estudo.
 
Como resultado, houve redução nos triglicerídeos e no LDL (“colesterol ruim”) em quem os tinha alto, com aumento do HDL (“colesterol bom”). Como “efeito colateral”, a glicemia basal e a pressão arterial diminuíram.
 
Em consequência, a quantidade de remédios usados pelas diabéticas caiu de 24 no começo do estudo e para apenas 11. Todas pararam de tomar remédio para pressão e a dosagem de metformina caiu pela metade.
 
Além disso, elas reduziram a circunferência da cintura e perderam gordura. Ah, não houve qualquer relato de eventos adversos com a prática do HIIT.
 
Olha que coisa bacana, com menos de meia hora de exercício realizados 3 vezes por semana, foi possível tratar, de uma só vez, diversos problemas de saúde, além de promover melhoras na composição corporal e capacidade física.
 
Essa é a Educação Física que a sociedade precisa conhecer e valorizar, a que tem a capacidade melhorar a saúde a vida das pessoas! 
 
 
(Paulo Gentil)
  
Alvarez C, Ramirez-Campillo R, Martinez-Salazar C, Castillo A, Gallardo F, Ciolac EG. High-Intensity Interval Training as a Tool for Counteracting Dyslipidemia in Women. Int J Sports Med. 2018 May;39(5):397-406.
 
----------------------------------------------------------------------------------------
 
 
🔵 CURSO AVANÇADO EXERCÍCIO CLÍNICO EM POPULAÇÕES ESPECIAIS
 
🔸 Formadores Joana Moinho, João Magalhães, João Moita, Maria João Alvito, Pedro Medeiros, Rita Pinto e Xavier Melo | 23 Fevereiro 2019 | 42 horas | 8.4 UC | Lisboa | Saiba mais 👉 AQUI
 
🔹 Dominar conteúdos que permitam compreender e enquadrar o exercício físico como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais
 
🔹 Identificar as principais doenças metabólicas, osteo-articulares e cardiovasculares
 
🔹 Dotar os formandos de conhecimento para a avaliação e prescrição de exercício, seguro e eficaz, em populações clínicas e fases especiais da vida
 
🔹Obtenção da capacidade de promover a fidelização do praticante ao Exercício Físico
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?