O Doutor Diogo Teixeira será o formador do curso “Hipertrofia Muscular: dos fundamentos às aplicações avançadas do treino

 
 
 
No decurso da entrevista que nos concedeu Diogo Teixeira falou-nos dos benefícios da hipertrofia na qualidade de vida das pessoas e dos intervalos pré-definidos de repetições.
 
 
Formação Clínica das Conchas - O aumento da massa muscular é um foco importante nos atletas que procuram melhorar a sua performance nas modalidades que praticam. A hipertrofia dirige-se apenas a atletas? O que poderá fazer o aumento de massa muscular pela qualidade de vida das pessoas?
 
Diogo Teixeira - A evidência dos últimos anos tem trazido novas perspetivas na relação existente entre o treino de força e a saúde. Cada vez mais estudos apontam para relações benéficas entre a manutenção e aumento da massa magra em processos tão diversos como a perda de peso, saúde metabólica, saúde músculo-esquelética, função cognitiva, entre muitas outras. Alguns dos líderes mundiais na investigação destas questões, como Brad Schoenfeld e Stuart Philips, tem sido bastante incisivos na explicação de diversos mecanismos que suportam a hipótese de que o treino de força, e respetivas adaptações, apresentam benefícios para a saúde de tal magnitude, que podem, analisando e considerando cada caso de acordo com as suas características específicas, apresentar isoladamente maiores benefícios na saúde do que o tradicional treino cardiorrespiratório isolado. Esta hipótese, que reúne cada vez mais evidências científicas, obrigará nos próximos anos à reflexão das atuais práticas e à reorganização das recomendações das principais entidades na nossa área, como é o caso do ACSM.
 
No entanto, e nesta fase, é evidente e seguro afirmar que o treino de força, adequadamente prescrito e realizado, é uma mais-valia em qualquer fase da vida da pessoa, e independentemente do género ou nível de atividade física. Urge combater alguns dos preconceitos existentes em torno do termo hipertrofia e do treino de força, assim como atualizar métodos de trabalho visando a segura otimização desta capacidade física.
 
 
Formação Clínica das Conchas - É comum considerar-se que apenas na faixa de 6-12 repetições máximas se conseguem obter bons resultados para aumento da seção transversa do músculo. Será efetivamente verdade?
 
Diogo Teixeira - Este é um tema de particular relevo, e difícil de esclarecer devidamente em poucas palavras. Particularmente porque a pergunta se foca no aumento da secção transversal, e não no domínio conceptualmente mais abrangente que é a hipertrofia. No entanto, e de forma sucinta, gosto de usar muitas vezes para explicar esta questão a frase, não da minha autoria, de que “o músculo não sabe contar”. Isto remete para algumas ideias importantes:
 
  1. A existência de um intervalo pré-definido de repetições é uma das variáveis importantes para a obtenção do aumento da massa muscular, mas não é a única;
  2. A existência de intervalos de referência continua a ter o seu valor, ao contrário do que tem vindo a ser defendido por muitos profissionais nos últimos anos, e que se suportam em evidências atuais. No meu entendimento, iremos sempre necessitar de formas de balizarmos as nossas intervenções. A ausência de referências, como intervalo de referência para repetições, tornaria o processo relativamente aleatório;
  3. Evidências recentes sugerem, tal como a observação em contexto já permitia antever há vários anos, que fora desse limite clássico de repetições é possível (e desejável para) obter hipertrofia muscular (e como parte dessa consequência, o aumento da secção transversal do músculo), desde que algumas condições sejam atendidas;
  4. Nenhum modelo que procure potenciar continuamente o aumento da secção transversal do músculo será possível apenas nesse intervalo. As adaptações existentes a nível muscular (e.g., sarcoplasmáticas vs. miofibrilares) podem muitas vezes ser alcançadas em limites distintos. 
 
Julgo que a existência dessa referência, que durante décadas permitiu obter bons resultados em muitas pessoas, não deixa de ser válida com base nas novas tendências e evidências. Apenas ganhámos novas formas de trabalhar visando o mesmo objetivo. É esta a beleza da nossa área e de quem prescreve exercício físico - não é estática nem imutável. 
 
 
Formação Clínica das Conchas - Relativamente ao curso“Hipertrofia Muscular: dos fundamentos às aplicações avançadas do treino”que irá lecionar no Centro de Formação da Clínica das Conchas, poderá desvendar um pouco daquilo que será a sua intervenção?
 
Diogo Teixeira - Procurarei que esta formação incida em vários aspetos que considero de relevo. Por um lado desconstruir, reflexivamente e em partilha de experiências e conhecimentos, alguns mitos, ainda hoje comummente praticados no treino de hipertrofia, trazendo para análise, não só as evidências existentes, mas também uma organização lógica sobre vários processos de organização do treino para estas questões. Haverá um foco elevado em questões metabólicas, biomecânicas e de periodização que julgo poderão aportar maior capacidade de intervenção por parte dos profissionais. Existirá uma forte componente prática de análise e construção de competências, operacionalizando alguns pressupostos teóricos trazidos a reflexão.
 
 
 
 
----------------------------------------------------------------------------
 
 
 
 📍CURSO HIPERTROFIA MUSCULAR: DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES AVANÇADAS NO TREINO
 ➡️ Formador Diogo Teixeira | 06 e 07 de Julho | 📌3,2 UC | Lisboa | Mais info  👉 AQUI 
Partilhar

Precisa de Ajuda?