Devemos utilizar cinto quando realizamos treino de força?
 
 
Todos temos pelo menos um amigo que assim que entra no ginásio coloca um cinto de treino para apertar na região da cintura! Independentemente das cargas que movimenta, sejam leves ou pesadas…
 
Ora, na realidade o cinto de treino, pode ser benéfico na realização de alguns exercícios de treino de força quando executados próximo do seu RM, tais como o agachamento ou deadlift por exemplo, porque o aumento da pressão intra-abdominal gerado pode ser um mecanismo estabilizador da coluna (Hartmann et al., 1989).
 
No entanto, não devemos generalizar a utilização dos cintos para todo e qualquer exercício e nem tão pouco deve ser utilizado quando as cargas são moderadas ou leves. A utilização deste recurso externo, leva a menor co-contração da musculatura abdominal e lombar durante a realização dos exercícios, o que acarreta naturalmente, a posteriori, menor funcionalidade e força desta musculatura que não conseguiremos ativar de modo tão eficiente quanto deveríamos (Warren et al., 2001).
 
Como facilmente é percetível o cinto e a sua utilização não serão uma realidade numa grande maioria das atividades quotidianas e em eventos desportivos, pelo que, se por exemplo os músculos estabilizadores são o nosso elo mais fraco, devemos tratar o problema em vez de o “mascarar”.
 
“Nós somos tanto mais fortes quanto o nosso elo mais fraco”.
 
Em resumo, não se deve utilizar o cinto de forma abusiva, mas a utilização do mesmo pode ter a sua pertinência por exemplo em eventos de força ou quando queremos realizar “aquele” treino de 1 RM. Agora, também neste caso assegure-se que o coloca corretamente, o que significa não o ter demasiado “solto” ou tão apertado que nem se consegue respirar (Renfro, 2006). Deve garantir que consegue manter a capacidade de contrair a sua musculatura abdominal.
 
Votos de bons treinos,
Rodrigo Ruivo
Clinica das Conchas
 
Referências:
- Siewe J, Rudat J, Röllinghoff M, Schlegel UJ, Eysel P MJ. Injuries and overuse syndromes in powerlifting. Int J Sport Med. 2011;32:703-711.
- Warren, LP, , L.P., Oladkhin, A. & Grifkin, J. Effect of soft lumbar support belt on abdominal oblique muscle activity in non-impaired adults during squat lifting./ Orthop. Sports Phys. Ther. 31(6):3l6- 323.2001.
 
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?