“No Futebol de Alto Rendimento não poderá haver lugar para o treinador Faz tudo, isto é, alguém que sozinho se ocupa dos diferentes âmbitos do treino”
 
 
Formação Clínica das Conchas - Antes de mais fala-nos um pouco do Teu percurso profissional. Como chegas aos dias de hoje como Treinador Adjunto da equipa profissional de futebol do Sport Lisboa e Benfica e fundador da Metodologia TOCOF?
 
Valter Pinheiro - O meu trajeto profissional teve início em 2002, ainda como aluno da Licenciatura em Educação Física do ISCE, quando comecei a dar os primeiros passos no treino de futebol.
Fui treinador dos escalões de formação do Atlético CP, do Águias de Camarate, do Pinheiro de Loures, do Sporting CP, do SL Benfica e do Real SC.... Tive também passagens pelo futebol sénior no CF Unidos, Seleção da AF Lisboa, Pero Pinheiro... Por isso, diria que comecei por baixo, em clubes modestos e nos escalões de formação até chegar à equipa profissional de futebol feminino do SLB... A Metodologia TOCOF é uma espécie de filho que tenho em conjunto com o meu colega Bruno Baptista, um projeto inovador, diferenciador e eclético pela abordagem ao treino...algo que faz parte de mim, como se de um órgão se tratasse.  
 
Formação Clínica das Conchas - O que consideras imprescindível que um jogador(a) de futebol tenha para que consiga poder ser um atleta de eleição?
 
Valter Pinheiro - Em primeiro lugar, dará muito jeito que tenha nascido com uma série de competências que um treinador, por mais que treine, não lhe poderá dar.... Depois não chega ser detentor de boas competências físicas e técnicas se não existir vontade de potenciá-las através do processo de treino desportivo...por isso, é importante ter um enorme compromisso com o futebol...uma enorme vontade de aprender todos os dias mais...
E para finalizar, ter alguma sorte, sobretudo conhecendo alguém que aposte nas suas capacidades.
 
 
   
 
 
Formação Clínica das Conchas - És apologista do trabalho em equipas interdisciplinares?  Se sim, que elementos consideras fulcrais numa equipa técnica?
 
Valter Pinheiro - No Futebol de Alto Rendimento não poderá haver lugar para o treinador Faz tudo, isto é, alguém que sozinho se ocupa dos diferentes âmbitos do treino.... É fundamental um Treinador que lidere e supervisione todo o processo, adjuntos com competências de operacionalização (adjunto principal e treinador de guarda redes), um bom vídeo-analista e um fisiologista do exercício... eu diria que no mínimo a equipa técnica deverá ter 5 elementos.... 
Cabe ao treinador tem competência para liderar e supervisionar todos estes profissionais que tem ao seu dispor...
 
Formação Clínica das Conchas - Quais os Teus objetivos futuros?
 
Valter Pinheiro - Confesso que não vivo com referências no futuro, pese embora goste de prepará-lo com antecedência. 
Porém, neste momento sinto-me feliz por estar envolvido em três projetos aliciantes, como docente do ISCE, Treinador Adjunto no Futebol Feminino do SLB e Co coordenador da Metodologia TOCOF.... 
Por isso, estou muito feliz e realizado neste momento o que não me permite ocupar tempo a efabular sobre o meu futuro.
 
 
** O Treinador Valter Pinheiro será preletor no 8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto, no dia 24 de Maio, no Instituto Politécnico de Beja. O tema da sua comunicação será "Treino de Coordenação e Velocidade Específica em Modalidades Desportivas Coletivas".
 
 
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?