Francisco Martins falou-nos do que considera ser imprescindível no processo de preparação dos seus atletas, as características comuns que os torna atletas de alta-performance e o percurso que teve de percorrer até aos dias de hoje.  

 

Formação Clínica das Conchas - Antes de mais fala-nos um pouco do teu percurso profissional? Como chegas aos dias de hoje como um dos Personal Trainers de eleição de um conjunto de atletas de alto rendimento de diferentes modalidades desportivas?

 

Francisco Martins – Foi simples. Fui jogador de futebol até aos 23 anos e a minha formação enquanto futebolista foi no Clube de Futebol “Os Belenenses”, com um treinador que hoje é uma das minhas grandes referências, o Rui Jorge, atualmente Selecionador Nacional de sub-21 e Olímpica. Depois abandonei a carreira de futebolista quando fui frequentar a Licenciatura de Educação Física e Desporto pela Universidade de Humanidades e Tecnologias.

 

Na Universidade, a minha ambição foi ligar-me à área do treino desportivo na modalidade de futebol. Em termos académicos, o meu principal foco foi ao nível das metodologias do treino desportivo através dos ensinamentos do Prof. Jorge Castelo. Fiz vários estágios e passei pelas escolas da Associação Desportiva de Oeiras (ADO), pelas escolas do Prof. Carlos Queiroz em parceria com o Manchester United e nas escolas do Sporting Clube de Linda-a-Velha. Através destas experiências constatei que vingar no treino desportivo seria um percurso muito difícil de percorrer para quem começa nas escolas de formação. 

 

A minha aposta no treino das qualidades físicas surgiu através do treino desportivo. Para além das componentes técnico-táticas, percebi claramente a importância que o treino das qualidades físicas podia ter no desenvolvimento da carreira dos atletas. Por isso, iniciei um processo de estudo e investigação nessa área e estabeleci alguns contatos que contribuíram para o início do projeto, que tinha como propósito fazer um trabalho individualizado com futebolistas de alto-rendimento. Já conhecia alguns atletas com quem partilhei os relvados enquanto jogador, como o André Almeida e o Manuel Fernandes, e comecei a trabalhar com eles. Comecei a mostrar o meu trabalho nas redes sociais e diria que estes foram os primeiros passos que deram sequência ao meu percurso profissional.

 

       

 

Formação Clínica das Conchas - O que consideras imprescindível num processo de preparação desportiva de um qualquer atleta de qualquer modalidade desportiva?

 

Francisco Martins – Temos de perceber claramente quais são as áreas que podemos controlar e que deverão ser introduzidas nos treinos dos atletas, tendo em consideração que eles estão num processo competitivo ao longo da época desportiva. 

 

Considero que há 4 dimensões fundamentais para eles conseguirem progredir ao longo da carreira: talento, mentalidade/gestão emocional, definição de objetivos concretos/gestão da carreira e o treino das qualidades físicas, onde se incluem por exemplo os métodos de recuperação. 

 

É preciso perceber que se uma destas dimensões for negligenciada, põe em causa todas as outras. Por outro lado, é importante que os atletas percebam que estas dimensões deverão ser trabalhadas ao longo de toda a carreira. Não é algo que se trabalhe até aos 18 anos e depois se elimine do processo.  

 

      

 

Formação Clínica das Conchas - Dos vários jogadores de futebol que acompanhas na preparação desportiva (Ex: William Carvalho, Manuel Fernandes, etc.) quais as caraterísticas comuns entre todos eles ao nível do treino? 

 

Francisco Martins – Diria que o que todos têm em comum é uma forte mentalidade e uma grande preocupação no treino das qualidades físicas, nomeadamente ao nível da força. 

 

Em termos mentais eles são muito exigentes consigo próprios e conhecem claramente quais são os seus pontos fortes e aqueles que ainda têm margem evolutiva. Percebem muito bem que se querem estar num nível de topo têm várias dimensões a trabalhar.

 

Em termos físicos reconhecem bem que o treino da força e da potência em particular, são componentes que lhes permitirão ter uma carreira desportiva com poucas lesões e que permitirá que imprimam uma maior intensidade ao jogo. 

 

Existe uma relação direta entre o nível de potência muscular e o sucesso das suas carreiras desportivas.  O trabalho de força é determinante para quem pretende atingir patamares de alta-performance. 

 

   

 

Formação Clínica das Conchas - Quais os Teus objetivos futuros?

 

Francisco Martins – Acima de tudo, o principal objetivo é consolidar o projeto PTW360, torna-lo cada vez mais sólido. Acredito que é um projeto com uma grande margem de crescimento, porque esta é uma necessidade clara que os atletas sentem. 

 

Quando os atletas saem do processo de formação e se tornam profissionais, passam por variados clubes e cada um tem a sua metodologia de trabalho e por vezes o desenvolvimento das qualidades físicas não é tão individualizado como deveria ser. Os clubes querem que os atletas cheguem ao clube e comecem imediatamente a ter rendimento e por isso considero que este poderá ser um nicho de mercado

 

Depois é fundamental continuar a estudar, aprender e trocar experiências com outros colegas de profissão. A partilha de informação, a partilha de processos de treino são fundamentais para conseguirmos desenvolver a nossa carreira. 

 

 

----------------------------------------

 

 

O Francisco Martins será um dos preletores no 8º Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto, que se realizará no Instituto Politécnico de Beja, no dia 24 de Maio. 

 

 

-------------------------------------------------------------------

 

Estamos fortemente empenhados em lhe apresentar uma oferta formativa NOVA e DISTINTA!

Veja AQUI as novidades que preparámos para SI! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar

Precisa de Ajuda?