O presente e o futuro! Que desafios encara para breve?

 

O Rodrigo Ruivo para além de ser Docente Universitário é também investigador, trabalha no terreno, em equipas interdisciplinares, enquanto Personal Trainer sobretudo no âmbito da otimização do funcionamento do ombro e será formador e coordenador em mais uma edição do Curso "Avançado de Exercício Clínico para a Saúde Músculo-Esquelética" do Centro de Formação da Clínica das Conchas.

  
Formação Clínica das Conchas - O que podemos esperar da Sua contribuição nesta edição neste curso?
  
Rodrigo Ruivo – Vou falar do exercício clinico para o ombro, pois é uma temática da qual ao longo dos anos fui-me especializando e que foi alvo de estudo quer no Mestrado em Exercício e Saúde realizado, quer no Doutoramento. Há mais de 10 anos que a minha prática profissional de terreno se foca sobretudo no ombro, trabalhando em equipas interdisciplinares. O módulo de “Exercício clínico para o ombro” terá uma abordagem teórico-prática e irei rever a anatomia funcional do ombro, alguns testes de avaliação que podemos realizar de forma simples para perceber um pouco melhor o ombro, rácios de força musculares ideais que deverão existir e também diretrizes de prescrição de exercício que devemos ter em conta para termos um ombro forte, saudável e funcional.
 
  
Formação Clínica das Conchas De que modo este módulo se interliga com os restantes módulos do curso avançado exercício clínico para saúde músculo-esquelética?
 

Rodrigo Ruivo – Todo este curso foi pensado e estruturado numa abordagem holística e sequencial. Iniciar-se-á com módulos mais associados à revisão da Anatomia Palpatória, Avaliação Postural Global e depois irão ser abordadas todas as regiões anatómicas: O Ombro, Pé e Tibio-társica, Joelho, Coluna vertebral e a Coluna Cervical. Serão dadas indicações relativas à prescrição de exercício, com fim terapêutico, otimizando as variáveis metodológicas e biomecânicas, assim como se identificarão as principais patologias para cada região anatómica e estratégias para as evitar

 


 
 
 
 
Formação Clínica das Conchas Acha que este tema do curso tem pertinência na ótica atual das atividades profissionais em saúde em Portugal?
 

Rodrigo Ruivo – Claramente que sim! Cada vez mais se estima que mais pessoas pratiquem ou venham a praticar exercício físico. Sabemos que cada vez mais quem intervem na ótica do exercício e saúde deve ter competências sólidas, fundamentadas do ponto vista científico e prático, para que a taxa de lesão e ocorrência de lesões seja o mais diminuta possível. Este curso terá interesse para fisiologistas do exercício, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. Este curso é totalmente pertinente para que todos os agentes de saúde começem e continuem a comunicar numa linguagem comum tendo como principal beneficiado o praticante, utente ou paciente.


Formação Clínica das Conchas – Por último, numa ótica pessoal quais os seus desafios em breve?
 

Rodrigo Ruivo – Espero sinceramente continuar a ter o mesmo gosto que tenho em trabalhar, seja como professor, adoro a interação com os alunos, pois aprendo muito quando ensino, com as vivências, com as dúvidas. Espero conseguir produzir mais literatura científica no âmbito da saúde do ombro e da avaliação e prescrição de exercício, que seja pertinente e que depois tenha aplicabilidade na prática. Por sua vez, também tento, cada vez mais, influenciar o máximo de pessoas possível para que os hábitos do exercício físico se tornem efetivamente uma rotina quotidiana ou quase.

Procurarei continuar a tentar de alguma forma a ajudar no processo de transformação da sociedade, para que o exercício físico seja realmente colocado no pedestal de importância que merece. Por fim, sem dúvida, continuar com o projeto da Clínica das Conchas, onde conto com uma equipa formidável e temos um modelo de trabalho em equipa interdisciplinar de excelência.
 
Mais informações do curso AQUI
Partilhar

Precisa de Ajuda?