Porque ganhamos peso ao envelhecer

 

 

O processo de remoção das células responsáveis por armazenar gordura, diminui durante o envelhecimento, o que leva ao ganho de peso.

 

 

Já ouviu certamente alguém dizer “quando eu era mais novo, eu era muito mais magro

 

 

Esse processo é muito comum na maioria das pessoas. Mas por que isso acontece?

 

 

Pesquisadores suecos e franceses descobriram a resposta: o processo de remoção das células responsáveis por armazenar gordura diminui durante o envelhecimento.

 

 

Esse desequilíbrio facilita o ganho de peso, mesmo que a rotina alimentar e o exercício físico não mude ao longos dos anos.

 

 

A melhor forma de limitar esse efeito é através da prática de atividade física regular.

 

 

No homem, a testosterona é responsável por estimular o metabolismo, com o passar do tempo, os niveis de testosterona diminuem facilitando assim o armazenamento de gordura pelo organismo.

 

 

Na mulher, com o passar do tempo, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem. No entanto, a queda da progesterona é muito maior, favorecendo o acúmulo de gordura corporal.

 

 

Uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular é a solução para inúmeros problemas de saúde. 

 

 

DICA: Para pessoas mais idosas, é fulcral investir no consumo de proteínas, pois ajudam a desenvolver os músculos e a manter o metabolismo estável.

 

 

Fonte: Arner, P. et.al., (2019). Adipose lipid turnover and long-term changes in body weight. Journal of Nature Medicine, 25, 1385–1389.

 

Partilhar

Precisa de Ajuda?