O Dr. Arnaldo Abrantes é Diretor Médico no Estoril Praia. Será prelector nas jornadas Medico Ativo Paciente Ativo, organizada pela Formação Clínica das Conchas, que irá decorrer no dia 26 de Outubro de 2019.

 

 

Formação Clínica das Conchas - Como é a sua rotina desportiva semanalmente na atualidade?

 

Dr. Arnaldo Abrantes - Neste momento, e infelizmente, tenho uma rotina desportiva muito abaixo do que desejaria. Treino cerca de uma a duas vezes por semana, claramente abaixo do que pretendia e do que me faz bem.

 

 

Formação Clínica das Conchas - Como conseguiu conciliar a carreira desportiva e académica tão brilhantemente? Que dicas?

 

Dr. Arnaldo Abrantes - Agradeço em primeiro lugar o elogio!

Confesso que não foi fácil conciliar duas carreiras tão exigentes e houve períodos bastante complicados. No entanto as principais dicas que posso dar é:

- se vos der prazer, fica tudo mais fácil.

- estabeleçam prioridades e objetivos, e lutem por isso.

 Sei que parece um pouco cliche, mas a verdade é que o facto de adorar atletismo e adorar estudar medicina tornou tudo mais fácil. Não sinto que fiz sacrifícios quando tinha que estudar em vez de ir ao cinema, ou ter que ir treinar em vez de sair à noite. Sempre adorei o que fiz.

 

 

Formação Clínica das Conchas - Como vê a realidade do panorama da atividade física em Portugal? Que recomendações costuma dar aos seus utentes?

 

Dr. Arnaldo Abrantes - Vejo um lado negro, o lado dos número e a elevada inatividade física que existe em Portugal, mas vejo também uma luz, principalmente por haver cada vez mais profissionais de saúde sensíveis a este tema e às inúmeras ações e programas (ex. PNPAF) que lutam diariamente para promover a atividade física dentro do dia a dia dos portugueses. Além disso temos cada vez mais profissionais de exercício habilitados para uma prescrição de exercício em doentes com patologias crónicas não-transmissíveis o que permite que estes usem a atividade física como tratamento da sua patologia.

As recomendações dependem muito do caso que tenha à frente, mas não há consulta que não pergunto sobre os hábitos de atividade física da pessoa e se necessário promovo e faço prescrição simples.

 

 

Formação Clínica das Conchas - Quais os desafios futuros?

 

Dr. Arnaldo Abrantes - A nível profissional passa muito por continuar a crescer na área da Medicina Desportiva, que é um paixão. Continuo com a mesma sede de crescer e ser melhor cada dia que passa e sei que para chegar onde quero tenho que trabalhar muito, mas sempre com muito prazer por aquilo que faço.

 

Partilhar

Precisa de Ajuda?