Sobre a formação

Nº Horas:
5
Capacidade máxima:
4
Créditos:
1
Horário:
15h00
Início:
03-05-2014
Fim:
03-05-2014

Os presentes cursos de formação são certificados pela DGERT e homologados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sendo as horas de formação contabilizadas para efeitos de renovação da cédula PROCAFD e DT.

Razões para participar

A manutenção de uma elevada qualidade de vida foi proposto por Stewart, AL, et al. (1991) como sendo composta por dois domínios principais: funcional (físico, cognitivo e social), e bem-estar (percepção de saúde, função emocional e auto-conceito). A qualidade de vida é subjetiva e o valor dos vários componentes difere não só entre os indivíduos, mas intra indivíduos em diferentes fases da vida.

A questão que se coloca é se o exercício e/ou atividade física pode contribuir substancialmente para uma melhor qualidade de vida nos adultos com 65 anos ou mais, e,  em caso afirmativo, quais são os níveis necessários para ser eficaz. 

 

Os objetivos do exercício e atividade física são diferentes para adultos jovens e idosos. Para os adultos mais jovens, o exercício é recomendado para prevenir a doença cardiovascular, cancro e diabetes, e para aumentar a expectativa de vida. Mas espera-se que o exercício e a atividade física para os idosos possa combater a fragilidade e vulnerabilidade que são causados por inatividade, minimizar as alterações biológicas do envelhecimento, inverter síndromes desuso, controle de doenças crônicas, maximizar a saúde psicológica, aumentar a mobilidade e função, e auxiliar na reabilitação de doenças agudas/crônicas. 

Assim como os objetivos de exercício são um pouco diferentes para os idosos, aplicar paradigmas dose-resposta de exercício desenvolvidos para adultos jovens aos de 70 e 80 anos parece desadequado. 

Nesta formação,apresentar-se-á uma bateria de avaliação específica para idosos, assim como uma proposta sistemática para criação de exercícios específicos.

 

 

Várias propostas de prescrição de exercício e progressão serão apresentadas de acordo com a metodologia de estudos ciêntificos de referência na área.

Destinatários

Profissionais ou estudantes de áreas promotoras e prescritoras de Actividade Física, Exercício Físico e Ciências do Desporto, Fisioterapeutas ou estudantes de Fisioterapia, Cinesioterapia, Osteopatia e outros profissionais da área de Exercício e Saúde,

 

Médicos e estudantes de medicina.

 

 

Objetivos

Modelo de Avaliação: Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

 

Metodologias e/ou estratégias:

Expositiva

Demonstrativa

Interactiva

 

Materiais:

Superfícies instáveis: Fitballs, Bosus, Trampolins, Colchões e Esponjas. 

Superfícies estáveis: step, cadeira.

Resistências externas: halters e elásticos

 

Recursos pedagógicos:

Apresentação de diapositivos em Língua portuguesa, discussão em sala, artigos científicos de revisão

O preço inclui documentação de apoio.

 

Certificado / Diploma Atribuído:

Certificado de Frequência em Formação Profissional de Prescrição de Exercício Físico

1  unidades de crédito para renovação da cédula PROCAFD e DT. 

Programa

Impacto do Envelhecimento nos Sistemas Fisiológicos em Repouso e Esforço

 

Envelhecimento e Composição Corporal

Envelhecimento e componente Músculo-Esquelética

Envelhecimento e Sistema Cardiovascular, Respiratório e Nervoso

 

Exercício, Envelhecimento e uma Vida Independente

Envelhecimento e Comportamento Postural

Avaliação Funcional nos Idosos 

Determinação de Objetivos nos Idosos

Prescrição de Exercício

 

Considerações Aeróbias

Considerações sobre o Treino Força Muscular

Considerações sobre o Treino Combinado

 
 

Formador

Xavier Melo

Investimento

42€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?