Sobre a formação

Nº Horas:
5
Capacidade máxima:
0
Créditos:
1
Horário:
09h00 - 14h00
Início:
31-01-2016
Fim:
31-01-2016

A alimentação tem um papel determinante na perda de massa gorda e na definição muscular. Para um plano de emagrecimento de sucesso, não basta comer menos, é necessário saber escolher bem os alimentos, dosear a restrição calórica, manipular os nutrientes e as escolhas para otimizar os resultados do esforço e não prejudicar a saúde assim como a performance no treino porque o exercício também é um pilar determinante na perda de gordura corporal.

 
1 UC para renovação do TPTEF e TPDT.

Razões para participar

Apresentação

Um bom conhecimento da anatomia humana é fundamental para uma exata avaliação e prescrição de exercício. Reforce o seu conhecimento, através de uma análise anatomo funcional e palpatória dos sistemas ósseo, articular, muscular, relacionada com os movimentos e/ou ações realizadas a partir dos esqueletos axial e apendicular. Um bom conhecimento da anatomia palpatória permite que se identifiquem estruturas anatómicas, que se relacionam com cadeias lesionais, permitindo que se executem posteriormente técnicas de tratamento mais precisas.
 
Objetivos Gerais
  • Identificar os principais cuidados a ter num programa de perda de massa gorda e reconhecer as várias estratégias de planeamento alimentar e suplementação para esse objetivo
  • Identificar os principais requisitos metabólicos para a perda de massa gorda
  • Conhecer as vantagens e desvantagens de muitas dietas para a perda de massa gorda no mercado
  • Estabelecer cuidados essenciais no planeamento alimentar no emagrecimento: escolhas alimentares adequadas e quantificação dos alimentos
  • Identificar oportunidades de suplementação para perda de massa gorda 
 
Destinatários
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

Objetivos

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva), após o pagamento através de Multibanco, até no máximo 3 dias prévios à realização da ação. Caso não se verifique o pagamento da ação, a mesma transita para a lista de espera. Sendo as vagas limitadas, recomendamos que a inscrição seja validada com a maior antecedência possível.
 
Metodologias de desenvolvimento da formação
Modalidade de formação contínua, organizada de forma presencial em sala sendo a assiduidade mínima na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.
Serão utilizadas as seguintes metodologias: trabalho de grupo, brainstorming; role-play; utilização de cenários clínicos; resolução de problemas realização de tarefas e reflexão crítica.
 
Modelo de Avaliação:
Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação
Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.
 
Recursos Pedagógicos e Espaços
Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.
Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados
 
Informações Diversas
O preço inclui documentação de apoio.
Os conteúdos de carácter teórico serão facultados aos formandos através do Perfil de Utilizador, inserido no site da Clínica das Conchas http://www.profissional.clinicadasconchas.pt/pt/conta/que terão acesso através de username e password do registo.
 
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
O certificado estará disponível, num prazo de 3 semanas, no perfil de utilizador.
1 UC para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).

Programa

Conteúdos Programáticos

  • Conceitos essenciais na perda de massa gorda
  • Reflexão sobre vantagens e desvantagens de muitas dietas comuns
  • Fatores de sucesso no emagrecimento
  • Planeamento alimentar para perda de massa gorda
    • Identificação das dificuldades na compliance de um plano alimentar
  • Oportunidades de suplementação na perda de massa gorda
    • Revisão da eficácia dos suplementos utilizados neste objetivo

Formador

Filipa Vicente

Investimento

42€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?