
Sobre a formação
Nº Horas:
5
Capacidade máxima:
4
Créditos:
1
Horário:
15h00 - 20h00
Início:
09-04-2016
Fim:
09-04-2016
Nesta formação pretende contextualizar a Gerontomotricidade, enquanto área das Ciências do Desporto, bem como, caracterizar o processo de envelhecimento numa perspectiva fisiológica e apresentar a estrutura e metodologias de um programa/sessão de Gerontomotricidade.
1 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a.
Razões para participar
Apresentação
Nesta formação pretende contextualizar a Gerontomotricidade, enquanto área das Ciências do Desporto, bem como, caracterizar o processo de envelhecimento numa perspectiva fisiológica e apresentar a estrutura e metodologias de um programa/sessão de Gerontomotricidade.
Objetivos Gerais
· Dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam caracterizar e diferenciar as adaptações inerentes ao processo de envelhecimento, bem como, capacitá-los com conhecimentos basilares que lhes permitam implementar um programa de exercício físico no domínio da Gerontomotricidade
Objetivos Específicos
- Identificar as alterações fisiológicas no processo de envelhecimento
- Caracterizar o conceito de Gerontomotricidade
- Abordar protocolos de avaliação específicos para idosos
- Caracterizar e analisar a estrutura e estratégias de implementação de programas de Gerontomotricidade
Destinatários
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
- Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).
Objetivos
IMPORTANTE
A inscrição só fica validada (inscrição definitiva), após o pagamento através de Multibanco, até no máximo 3 dias prévios à realização da ação. Caso não se verifique o pagamento da ação, a mesma transita para a lista de espera. Sendo as vagas limitadas, recomendamos que a inscrição seja validada com a maior antecedência possível.
Metodologias de desenvolvimento da formação
Modalidade de formação contínua, organizada de forma presencial em sala sendo a assiduidade mínima na globalidade de 100%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.
Serão utilizadas as seguintes metodologias: trabalho de grupo, brainstorming; role-play; utilização de cenários clínicos; resolução de problemas realização de tarefas e reflexão crítica.
Modelo de Avaliação:
Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação
Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.
Recursos Pedagógicos e Espaços
Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.
Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados
Informações Diversas
Os formandos deverão trazer roupa desportiva e uma toalha para a componente prática.
O preço inclui documentação de apoio.
Os conteúdos de carácter teórico serão facultados aos formandos através do Perfil de Utilizador, inserido no site da Clínica das Conchas http://www.profissional.clinicadasconchas.pt/pt/conta/que terão acesso através de username e password do registo.
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
O certificado estará disponível, num prazo de 3 semanas, no perfil de utilizador.
1 UC para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).
Programa
Conteúdos Programáticos
- Alterações fisiológicas no envelhecimento
- Prescrição de exercício no envelhecimento
- Implementação de programas de Gerontomotricidade
Formador
Investimento
42€

Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas
Aceda ao desconto aqui
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas
Aceda ao desconto aqui
Quer saber mais sobre esta formação?