Escolha a sua próxima formação
já escolheu a sua próxima formação?
ANATOMIA PALPATÓRIA
Terapias Manuais
7
abr
ANATOMIA PALPATÓRIA
Terapias Manuais
Um bom conhecimento da anatomia palpatória permite que se identifiquem estruturas anatómicas, para que intervenção sobre as mesmas seja a mais eficiente possível.
Esta formação permite dotar os formandos com a capacidade de conhecer e localizar corretamente as diversas estruturas do corpo humano, minimizando assim o erro de uma intervenção inócua.
 
1 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a. 
Edição Nº:
4
Tipologia:
Formação
Nº Horas:
5
Créditos:
1
Distrito:
BEJA
Início:
07-04-2018
Horário:
15h30 - 20h30
Fim:
07-04-2018
Capacidade máxima:
20
Investimento:
50€
Profissões Relacionadas:
Medicina, Fisioterapia, Técnico de Exercício Físico, Professor de Educação Física, Enfermagem, Osteopatia, Treinador Desportivo
Apresentação
Um bom conhecimento da anatomia palpatória permite que se identifiquem estruturas anatómicas, para que intervenção sobre as mesmas seja o mais eficiente possível. Esta formação permite dotar os formandos com a capacidade de conhecer e localizar corretamente as diversas estruturas do corpo humano, minimizando assim o erro de uma intervenção inócua.
 
Objetivos Gerais
Conhecimento dos sistemas Musculares, Ósseo e Articular relacionada com os movimentos e/ou ações realizadas a partir dos esqueletos axial e apendicular.
 
Objetivos Específicos
Identificar as estruturas músculo-esqueléticas recrutadas no gesto Desportivo;
Conhecer os constituintes dos sistemas Muscular, Ósseo e Articular;
 
Destinatários
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).
Conteúdos Programáticos
 
COMPONENTE TEÓRICA
  • Anatomia palpatória da cabeça, pescoço e tronco (ossos, articulações e músculos);
  • Anatomia palpatória do membro superior (ossos, articulações e músculos);
  • Anatomia palpatória do membro inferior (ossos, articulações e músculos).
COMPONENTE PRÁTICA
  • Ensino prático das diferentes regiões do corpo, através da palpação;
  • Análise prática de ações musculares e respetivos constituintes anatómicos;
  • Resolução Estudo de Caso.

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.
Sendo as vagas limitadas, recomendamos que a inscrição seja validada com a maior antecedência possível.
 
Metodologias de desenvolvimento da formação
Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 100%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.
O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador na sessão.
Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.
 
Modelo de Avaliação:
Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação
Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.
 
Recursos Pedagógicos e Espaços
Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.
Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados.
 
Informações Diversas
Os formandos deverão trazer roupa desportiva e uma toalha para a componente prática.
A formação inclui documentação de apoio.
Os conteúdos de carácter teórico serão facultados aos formandos através do Área Pessoal, inserido no site Formação Clínica das Conchas http://www.formacao.clinicadasconchas.pt/pt/conta/ que terão acesso através de username e password do registo.
 
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
O certificado estará disponível, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal, inserido no site Formação Clinica das Conchas.
1 UC (Unidade de Crédito) para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).
 
Vagas e Critérios de Seleção
Vagas limitadas.
Seleção por ordem de chegada das inscrições e cumprimento dos requisitos de acesso.
O Club Clínica das Conchas reserva-se no direito de cancelar a formação caso não haja um número mínimo de participantes ou ocorrer qualquer outro motivo que obste à realização da formação, procedendo apenas à devolução total do valor da inscrição, quando tiver havido um pagamento, sem que possa ser reclamado qualquer outro direito indemnizatório.
 
Desistências e Devoluções
No caso de desistência de uma inscrição definitiva, (comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt, no mínimo com 4 dias úteis antes da formação) a Clínica das Conchas devolverá o valor previamente pago pelo cliente, cobrando contudo, uma taxa de gestão de €20 (vinte euros) para fazer face a custos administrativos.
 

Consulte o Regulamento do Centro de Formação 

ANATOMIA PALPATÓRIA - 5H

Formadores
Formadores
VOLTAR
Adicionar à Wishlist:
Quer saber mais sobre esta formação? Contacte-nos!
Voltar