Sobre a formação

Nº Horas:
10
Capacidade máxima:
20
Créditos:
2
Horário:
09h-14h sáb.| 08h30-13h30 dom.
Início:
21-09-2019
Fim:
22-09-2019

 

Realizar-se-á uma abordagem completa do complexo articular do ombro, baseada em evidência científica e aplicação clínica.

Progredirá desde uma revisão da anatomia funcional do ombro, esclarecimento do conceito de ritmo escapulo-umeral e identificação dos principais testes de avaliação (ativos, passivos, especiais e musculares) e razões da sua aplicação.

Seguidamente, apresentar-se-á uma proposta cientificamente fundamentada, de uma sistematização de programas de exercícios de reforço muscular, alongamento com vista à prevenção e intervenção para a saúde e alta performance do Ombro.

 

Local: Kalorias Gaia

 

2.0 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a.

 

Razões para participar

Apresentação

Realizar-se-á uma abordagem completa do complexo articular do ombro, baseada em evidência científica e aplicação clínica.

Progredirá desde uma revisão da anatomia funcional do ombro, esclarecimento do conceito de ritmo escapulo-umeral e identificação dos principais testes de avaliação (ativos, passivos, especiais e musculares) e razões da sua aplicação.

Seguidamente, apresentar-se-á uma proposta cientificamente fundamentada, de uma sistematização de programas de exercícios de reforço muscular, alongamento com vista à prevenção e intervenção para a saúde e alta performance do Ombro.

 

Objetivos Gerais

  • Identificar as várias articulações do complexo articular do ombro, descrever a mecânica de funcionamento do ombro e reconhecer o conceito de ritmo escápulo-umeral
  • Dominar o conceito de plano de omoplata e identificar os pares de força no ombro
  • Identificar as patologias mais comuns relacionadas com o ombro
  • Habilitar na realização de testes de avaliação para o ombro, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
  • Identificar exercícios e posturas que poderão ser prejudiciais para articulação do ombro
  • Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar
  • Realizar uma análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
  • Ser capaz de manipular variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) para otimizar o processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro
  • Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento do ombro

 

Destinatários

  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

 

Testemunho

"Foi um bom curso para aprender e relembrar conceitos, sobretudo na parte prática, onde apresentavam instalações bem preparadas para receber as pessoas e proporcionar uma boa aprendizagem. Proporcionou boas ferramentas para melhorar os meus planos de tratamento, pois aprendemos e recordámos várias opções e formas de tratamento, não só com o formador, mas também através da possibilidade que nos foi dada, de partilha de ideias com outros profissionais, tanto da área do exercício como da área da saúde. Ajudou muito também, a melhorar a estrutura da minha avaliação clínica. Foi um curso prático e conciso, que recomendo, sem dúvida, a todos os meus colegas. (Fisioterapeuta Clínica das Conchas)"
Ines Dias

Objetivos

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.

Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.

O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.

Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.

 

Modelo de Avaliação

Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao certificado, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão.

O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos e Espaços

Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados

 

Informações Diversas

A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.

Os participantes deverão trazer roupa prática que lhes permita treinar adequadamente

O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.

 

Certificado/Diploma Atribuído

Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), disponível em formato digital, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal no site da Formação Clinica das Conchas.

2.0 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

  

Perguntas Frequentes – clique aqui

 

Programa

Conteúdos Programáticos

Dia 1

  • Anatomia Funcional do Ombro (teórico)
    • Osteocinemática e Artocinemática
    • Movimento articular (diferentes fases) e ritmo escápulo-umeral
    • Sistema ativo e passivo de estabilização
    • Importância Plano da Omoplata
    • Importância coifa dos rotadores
  • Avaliação do Ombro (teórico-prático)
    • Testes Passivos e Ativos
    • Testes Especiais e Musculares
    • Testes específicos escápula – categorização de disfunção segundo Kibler
    • Testes de avaliação rigidez da cápsula

Dia 2

  • Prevenção do Síndrome de Conflito- Patologia Coifa dos Rotadores
    • Definição e Classificação
    • Fatores de Risco e Etiologia
  • Prática Laboratorial (Sistematização de abordagens de prevenção e intervenção)
    • Prevenção do défice de rotação interna do ombro. Técnicas de mobilização da cápsula posterior
    • Exercícios de reforço muscular específicos (coifa dos rotadores e músculos estabilizadores da omoplata) e de alongamento
    • Análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
    • Fundamentar a opção pela escolha de equipamento (elásticos vs pesos livres vs máquinas)
    • Treino do Core – análise de exercícios e sua relação com o ombro
    • Treino Excêntrico – suas potencialidades
    • Treino sensório-motor – como o utilizar
    • Construção de programas de treino, manipulando as variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) com vista à otimização do processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro.

 

Formador

Rodrigo Ruivo

Investimento

150€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?