CURSO O JOELHO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE
Medicina do Exercício
20
jun
CURSO O JOELHO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE
Medicina do Exercício

  

Com este curso pretende-se efectuar uma revisão da anatomia funcional do joelho e sua relação com as articulações do pé e anca, baseada em evidência científica e aplicação clínica.

Progredir-se-á desde uma revisão da anatomia funcional do joelho, esclarecimento do conceito de mecanismo screw-home e identificação dos principais testes de avaliação (activos, passivos, musculares e funcionais) bem como razões da sua aplicação.

Será efectuada uma revisão da semiologia relativa ao síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia do rotuliano.

Após esta será proposta uma sistematização de técnicas de terapia manual específicas com vista à prevenção e intervenção para a saúde, programas de exercícios de reforço muscular, libertação miofascial e alongamento, cientificamente fundamentadas e com base na experiência profissional dos formadores.

 

3.2 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a.

 

Edição Nº:
3
Tipologia:
Formação
Nº Horas:
16
Créditos:
3.2
Distrito:
LISBOA
Início:
20-06-2020
Horário:
09h00 - 18h00
Fim:
21-06-2020
Capacidade máxima:
10
Vagas Disponíveis:
0
Investimento:
195€
Profissões Relacionadas:
Medicina, Fisioterapia, Técnico de Exercício Físico, Professor de Educação Física, Treinador Desportivo, Outra

Apresentação

Com este curso pretende-se efectuar uma revisão da anatomia funcional do joelho e sua relação com as articulações do pé e anca, baseada em evidência científica e aplicação clínica. Progredir-se-á desde uma revisão da anatomia funcional do joelho, esclarecimento do conceito de mecanismo screw-home e identificação dos principais testes de avaliação (activos, passivos, musculares e funcionais) bem como razões da sua aplicação.

Será efectuada uma revisão da semiologia relativa ao síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia do rotuliano.

Após esta será proposta uma sistematização de técnicas de terapia manual específicas com vista à prevenção e intervenção para a saúde, programas de exercícios de reforço muscular, libertação miofascial e alongamento, cientificamente fundamentadas e com base na experiência profissional dos formadores.

  

 Objetivos Gerais

No final da formação os formandos deverão conhecer a anatomia funcional do joelho, bem como os testes que permitem a avaliação desta articulação, e ainda aplicar um plano de intervenção para a síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana.

 

Objetivos Específicos

  • Identificar as articulações, descrever a mecânica de funcionamento do joelho, e reconhecer o conceito mecanismo screw-home.
  • Compreender a importância da relação pé, joelho, anca e core, e as suas implicações biomecânicas para a funcionalidade.
  • Reconhecer a importância de realizar uma análise postural completa nas patologias de overuse do joelho.
  • Reconhecer a importância da equipa multidisciplinar.
  • Conhecer a definição e semiologia de três patologias comuns da articulação do joelho: síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana
  • Compreender o papel do tratamento conservador versus o procedimento cirúrgico em relação a diferentes patologias
  • Habilitar para a realização de testes de avaliação para o joelho, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados -
  • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
  • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
  • Alongamento segmentar VS alongamento em cadeias. Cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia.
  • Identificar exercícios e posturas potencialmente prejudiciais para articulação do joelho.
  • Desenvolver programas de prevenção e intervenção adequados e eficazes para disfunções do joelho.

 

Destinatários

  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

 

Conteúdos Programáticos

  • Anatomia funcional do joelho
    • Osteocinemática e artrocinemática
    • Sistema passivo e activo de estabilização
    • Relação biomecânica do pé-joelho-anca
    • Importância da análise postural
  • Avaliação física
    • Importância da equipa multidsciplinar
    • Testes passivos
    • Testes musculares
    • Testes funcionais
  • Patologias do joelho: definição, semiologia, incidência, factores de risco e classificação
    • Síndrome banda iliotibial
    • Síndrome rotuliano doloroso (Síndrome patelo-femural)
    • Tendinopatia rotuliana
  • Tratamento conservador VS cirúrgico
  • Tratamento conservador
    • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
    • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
    • Conceito de cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia (meridianos miofasciais, RPG, SGA, yoga)
    • Proposta de tratamento para cada patologia.
    • Prescrição de exercício teurapêutico: recomendações no âmbito das variáveis metodológicas (intensidade, número de repetições, séries, etc) e de variáveis mecânicas.
    • Cuidados a ter na realização dos exercícios: agachamento, lunges, peso morto unilateral, entre outros.

 

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.

Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.

O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.

Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.

 

Modelo de Avaliação

Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao certificado, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão.

O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos e Espaços

Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados

 

Informações Diversas

A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.

Os participantes deverão trazer roupa prática que lhes permita treinar adequadamente

O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.

 

Certificado/Diploma Atribuído

Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), disponível em formato digital, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal no site da Formação Clinica das Conchas.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

 3.2 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).

 

Perguntas Frequentes – clique aqui

 

Vagas e Critérios de Seleção

Vagas limitadas.

Seleção por ordem de chegada das inscrições e cumprimento dos requisitos de acesso.

 

Cancelamento e Alterações

O Club Clínica das Conchas reserva-se no direito de cancelar a formação caso não haja um número mínimo de participantes ou ocorrer qualquer outro motivo que obste à realização da formação, procedendo apenas à devolução total do valor da inscrição, quando tiver havido um pagamento, sem que possa ser reclamado qualquer outro direito indemnizatório.

O Club Clínica das Conchas reserva-se o direito de proceder a alterações de formadores ou locais de realização da ação formativa, garantindo e salvaguardando os objetivos definidos para a formação e nos termos que foi comunicado. As alterações serão sempre comunicadas antecipadamente por escrito.

 

Desistências e Devoluções

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formação@clinicadasconchas.pt, com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo.

O valor da inscrição é devolvido ao cliente nas seguintes condições:

  • Desistência até 90 dias antes da data de início do curso/formação, será devolvido o valor pago pela inscrição com retenção de uma taxa de 10% desse valor;
  • Desistência até 45 dias antes da data de início do curso/formação, será devolvido o valor pago pela inscrição com retenção de uma taxa de 20% desse valor;
  • Desistência até 15 dias antes da data de início do curso/formação, será devolvido o valor pago pela inscrição com retenção de uma taxa de 30% desse valor;
  • Desistência com menos de 15 dias antes da data de início do curso/formação, será devolvido o valor pago pela inscrição com retenção de uma taxa de 50% desse valor;
  • Desistência após o curso/formação iniciar/falta, não será feita qualquer devolução, retendo-se o valor pago pela inscrição.

Não é possível transitar o valor da inscrição cancelada para outra inscrição. O cliente deverá solicitar a devolução do valor pago (aplicando a taxa referida no ponto anterior) e depois fazer nova inscrição no que pretende.

Os prazos referidos são contínuos e não se suspendem nos sábados, domingos e feriados, incluindo-se na contagem do prazo o dia em que ocorre o evento.

Apenas serão considerados os seguintes motivos de força maior, e que permitirão uma desistência justificada: atestado médico de doença súbita do próprio ou luto.

Estas condições são válidas para todos os eventos Clinica das Conchas, exceto para os que tenham condições específicas, anunciadas na página do evento.

 

Pagamento por prestações

Para inscrições com valor superior a 200€, aceita-se o pagamento em 2 parcelas de 50%, com o acréscimo de uma taxa de gestão de 10€, paga no momento da 1ª prestação, sendo que a 2ª prestação deve ser sempre liquidada 15 dias antes do início da formação. O pagamento fracionado apenas é possível através de transferência bancária, mediante inscrição online no curso e comunicação prévia para formacao@clinicadasconchas.pt

  

Consulte o Regulamento do Centro de Formação

 

CURSO O JOELHO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE - 16 HORAS

VOLTAR
Adicionar à Wishlist:
Quer saber mais sobre esta formação? Contacte-nos!
Voltar