Sobre a formação

Nº Horas:
16
Capacidade máxima:
10
Créditos:
3.2
Horário:
09h00 - 18h00
Início:
20-06-2020
Fim:
21-06-2020

  

Com este curso pretende-se efectuar uma revisão da anatomia funcional do joelho e sua relação com as articulações do pé e anca, baseada em evidência científica e aplicação clínica.

Progredir-se-á desde uma revisão da anatomia funcional do joelho, esclarecimento do conceito de mecanismo screw-home e identificação dos principais testes de avaliação (activos, passivos, musculares e funcionais) bem como razões da sua aplicação.

Será efectuada uma revisão da semiologia relativa ao síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia do rotuliano.

Após esta será proposta uma sistematização de técnicas de terapia manual específicas com vista à prevenção e intervenção para a saúde, programas de exercícios de reforço muscular, libertação miofascial e alongamento, cientificamente fundamentadas e com base na experiência profissional dos formadores.

 

3.2 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a.

 

Razões para participar

Apresentação

Com este curso pretende-se efectuar uma revisão da anatomia funcional do joelho e sua relação com as articulações do pé e anca, baseada em evidência científica e aplicação clínica. Progredir-se-á desde uma revisão da anatomia funcional do joelho, esclarecimento do conceito de mecanismo screw-home e identificação dos principais testes de avaliação (activos, passivos, musculares e funcionais) bem como razões da sua aplicação.

Será efectuada uma revisão da semiologia relativa ao síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia do rotuliano.

Após esta será proposta uma sistematização de técnicas de terapia manual específicas com vista à prevenção e intervenção para a saúde, programas de exercícios de reforço muscular, libertação miofascial e alongamento, cientificamente fundamentadas e com base na experiência profissional dos formadores.

  

 Objetivos Gerais

No final da formação os formandos deverão conhecer a anatomia funcional do joelho, bem como os testes que permitem a avaliação desta articulação, e ainda aplicar um plano de intervenção para a síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana.

 

Objetivos Específicos

  • Identificar as articulações, descrever a mecânica de funcionamento do joelho, e reconhecer o conceito mecanismo screw-home.
  • Compreender a importância da relação pé, joelho, anca e core, e as suas implicações biomecânicas para a funcionalidade.
  • Reconhecer a importância de realizar uma análise postural completa nas patologias de overuse do joelho.
  • Reconhecer a importância da equipa multidisciplinar.
  • Conhecer a definição e semiologia de três patologias comuns da articulação do joelho: síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana
  • Compreender o papel do tratamento conservador versus o procedimento cirúrgico em relação a diferentes patologias
  • Habilitar para a realização de testes de avaliação para o joelho, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados -
  • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
  • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
  • Alongamento segmentar VS alongamento em cadeias. Cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia.
  • Identificar exercícios e posturas potencialmente prejudiciais para articulação do joelho.
  • Desenvolver programas de prevenção e intervenção adequados e eficazes para disfunções do joelho.

 

Destinatários

  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

 

Objetivos

IMPORTANTE

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.

Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 80%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.

O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.

Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.

 

Modelo de Avaliação

Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação

Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao certificado, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão.

O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos e Espaços

Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados

 

Informações Diversas

A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.

Os participantes deverão trazer roupa prática que lhes permita treinar adequadamente

O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.

 

Certificado/Diploma Atribuído

Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), disponível em formato digital, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal no site da Formação Clinica das Conchas.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

 3.2 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).

 

Perguntas Frequentes – clique aqui

 

Programa

Conteúdos Programáticos

  • Anatomia funcional do joelho
    • Osteocinemática e artrocinemática
    • Sistema passivo e activo de estabilização
    • Relação biomecânica do pé-joelho-anca
    • Importância da análise postural
  • Avaliação física
    • Importância da equipa multidsciplinar
    • Testes passivos
    • Testes musculares
    • Testes funcionais
  • Patologias do joelho: definição, semiologia, incidência, factores de risco e classificação
    • Síndrome banda iliotibial
    • Síndrome rotuliano doloroso (Síndrome patelo-femural)
    • Tendinopatia rotuliana
  • Tratamento conservador VS cirúrgico
  • Tratamento conservador
    • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
    • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
    • Conceito de cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia (meridianos miofasciais, RPG, SGA, yoga)
    • Proposta de tratamento para cada patologia.
    • Prescrição de exercício teurapêutico: recomendações no âmbito das variáveis metodológicas (intensidade, número de repetições, séries, etc) e de variáveis mecânicas.
    • Cuidados a ter na realização dos exercícios: agachamento, lunges, peso morto unilateral, entre outros.

 

Investimento

195€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?