Quando selecionamos um exercício devemos fazê-lo sempre integrado numa lógica de periodização do nosso treino e, respeitando os critérios de segurança e eficácia relativamente ao objetivo a alcançar.
 
 
Ora, vários vezes quando estou a treinar deparo-me com praticantes a realizar o exercício de extensão coxo-femoral na Smith Press com o objetivo de maximizar a hipertrofia do grande glúteo! Mas, será o caminho mais eficaz e menos lesivo?
 
 
Vamos a factos. Este exercício da imagem leva a:
 
 
  • Dificuldade de intensificação do exercício porque a base de apoio é pequena e instável. Na realidade a barra não foi feita para apoiar a sola do ténis… Não só não vai melhorar exercício, como o torna mais inseguro.
 
  • Incapacidade de realização do exercício com uma amplitude de movimento otimizada. Maior amplitude de movimento leva a maior stress tensional e maior participação muscular do grande glúteo (Caterisano, 2002).
 
  • Quando se procura maior amplitude há uma hiperextensão da coxo-femoral e há tendência para anteversão exagerada da bacia.
 
Portanto, na perspetiva risco-benefício este não será um exercício a privilegiar ou a realizar, muito menos com regularidade.
 
 
Se a ideia é ganhar motivação procure treinar adequado, realizar uns bons exercícios de agachamento, levantamento terra ou afundos com boa amplitude e carga adequada e “sentirá” a sua motivação no dia seguinte ou até dois dias depois…quando andar…
 
 
Bons treinos!
 
Rodrigo Ruivo 
Autor de Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico
Diretor Técnico Clínica das Conchas
 
Caterisano, A. (2002). The effect of back squat depht on the Emg activity of 4 superficial hip and thigh muscles. J Strenght Cond Res., 16(3), 428–432.
Partilhar

Precisa de Ajuda?