O curso “Anatomia Palpatória e a sua aplicação no exercício clínico” irá ser lecionado por João Espírito Santo, diplomado em osteopatia pela Cabinet de Podologie et d’Ostéopathie du Sport e Mestre em Exercício e Bem-Estar.
 
 
Tivemos a oportunidade de entrevistar João Espírito Santo, que muito nos honrou. 
 
 
Formação Clínica das Conchas - Temos verificado uma crescente procura de conhecimento no que diz respeito à anatomia palpatória. Considera ser uma área subvalorizada na formação base dos alunos?
 
JES - Sim considero. Os currículos de formação base, normalmente, englobam anatomia e fisiologia negligenciando uma aplicabilidade prática da anatomia, que é muito útil no desenvolvimento dos skills e das competências técnicas / teóricas dos alunos. 
 
 
Formação Clínica das Conchas - Não são poucas as vezes que ouvimos a expressão “as mãos são o melhor instrumento de diagnóstico”.  Será apenas na fase de diagnóstico que a anatomia palpatória pode ser útil ao profissional de saúde?
 
JES - A anatomia palpatória efetivamente é útil na fase de diagnóstico, como por exemplo, no reconhecimento de alterações e assimetrias no aparelho neuro-músculo-esquelético. No entanto, também, pode ser vantajoso ter um melhor conhecimento da anatomia, quando se aplicam técnicas manipulativas com o intuito de corrigir as alterações encontradas no diagnóstico.
 
 
Formação Clínica das Conchas - O que podem esperar os formandos no  curso “Anatomia Palpatória e a sua aplicação no exercício clínico” que irá lecionar no Centro de Formação da Clínica das Conchas?
 
JES - Potenciar o conhecimento que já possuem da anatomia de uma forma muita mais prática ao que normalmente é praticado nos currículos de formação base.
 
 
Formação Clínica das Conchas - Em termos profissionais, que projetos tem para esta época?
 
JES - Continuar a aperfeiçoar o conhecimento em diferentes áreas das ciências humanas, com o objetivo de “dar” o melhor tratamento possível aos pacientes que me procuram.
 
 
----------------------------------------------------
 
 
 
 📍CURSO ANATOMIA PALPATÓRIA E A SUA APLICAÇÃO NO EXERCÍCIO CLÍNICO
 ➡️ Formador João Espírito Santo | 09 e 10 de Junho | 12 horas |  📌2,4 UC | Lisboa | Mais info  👉 https://goo.gl/8ysW8K
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?