Rodrigo Ruivo, formador e coordenador do Centro de Formação, fala-nos das melhores práticas para o treino do core e do que podemos esperar da formação "Otimize o Treino do Core" que realizar-se-á no próximo dia 07 de Julho, sábado.
  
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas - O que é o core e quais são as melhores práticas para o seu treino?
 
Rodrigo Ruivo - O Core engloba o conjunto de músculos da pélvis e tronco que são responsáveis por manter a estabilidade da coluna vertebral e da bacia e que são críticas para a transferência de energia desde o tronco para as extremidades mais pequenas (Tse, (2005)).
 
Podemos destacar um conjunto de músculos predominantemente constituídos por fibras lentas, mais profundos e que têm uma acção local, tais como o transverso do abdómen, o multifidus, o pequeno oblíquo, o transverso do abdómen, os músculos diafragmáticos e os músculos do pavimento pélvico e uma musculatura mais superficial.
 
Para se treinar eficazmente a musculatura do Core, considerando a variedade de funções e músculos que abrange, devemos optar pela aplicação de estímulos e exercícios diferenciados.
 
Estes exercícios deverão contemplar uma melhoria da estabilidade da região central, para permitir uma transmissão mais eficiente de energia nas extremidades, e, posteriormente, uma melhoria da força/ potência da musculatura do Core. Vou apresentar uma proposta de categorização de exercícios para o Core e vamos experienciá-los na prática e ver as suas componentes críticas.
 
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas - O que podemos esperar da formação que irá lecionar no Centro de Formação da Clínica das Conchas, “Otimize o Treino do Core” ?   
 
Rodrigo Ruivo - Esta formação será teórico-prática, em que complementarmente à apresentação de uma fundamentação científica atual e forte vamos procurar aferir na prática ou que funciona ou não funciona.
 
Vamos ver como manipulando diferentes variáveis - número de repetições, séries, tipo de equipamento, braço de força entre outros - conseguimos otimizar os resultados obtidos.
 
 
---------------------------------------------
 
 
 
 📍OTIMIZE O TREINO DO CORE
 ➡️ Formador Rodrigo Ruivo | 07 de Julho | Sábado | 15h00 às 20h00 |  📌1 UC | Lisboa | Mais info  👉 AQUI
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?