Atualmente a colaborar com o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, o Médico e Corredor Miguel Reis e Silva teve a simpatia de ser nosso entrevistado por momentos.

 

 
Miguel Reis e Silva é Corredor de Montanha e Orientação, Médico Especialista em Fisiatria e pós-graduado em Medicina Desportiva sendo incontestável o contributo que tem prestado para a promoção da prática de atividade física e exercício físico, quer através das consultas quer do exemplo pela prática competitiva.
 
 
 
 
FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Atualmente é Médico do Serviço de Medicina Física e Reabilitação - Centro Hospitalar Lisboa Central e foi atleta de alta competição em provas de orientação. Como conseguiu conciliar a sua carreira Profissional e Desportiva?
 
 
MIGUEL REIS E SILVA - Há sempre tempo para realizar desporto; é apenas uma questão de programação das rotinas diárias. Resumidamente, treinava duas vezes por dia e passava a restante parte do tempo no Hospital. Não existia tempo livre para outras atividades mas a verdade é que me sentia completo desta forma.
 
 
 
“As vivências de um sedentário e de uma pessoa com níveis de atividade física elevados são experiências completamente diferentes a todos os níveis”
 
 
 
FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Para Si qual o papel que a Atividade Física e o Exercício Físico deveriam ter na vida das Pessoas?
 
 
MIGUEL REIS E SILVA - É como falar sobre a importância da respirar para a saúde de uma pessoa: é essencial. As vivências de um sedentário e de uma pessoa com níveis de atividade física elevados são experiências completamente diferentes a todos os níveis... e se só vivemos uma vez, valerá a pena investir na nossa qualidade de vida. Já dizia Edward Stanley no séc XIX: "aqueles que não encontram tempo para se exercitar irão encontrar tempo para a doença".
 
 
 
 
 
 
 
FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Enquanto médico qual o papel que desempenha na promoção da Atividade Física?
 
 
MIGUEL REIS E SILVA -Da mesma forma que respirar é saudável, também a atividade física apresenta benefícios num largo espectro de doenças: a conta já vai em 26 doenças crónicas, segundo uma revisão recente. Além da colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, tento implementar essas mudanças nas consultas do dia-a-dia, quando adequado.
 
 
FORMAÇÃO CLÍNICA DAS CONCHAS - Considera pertinente a crescente aproximação entre a Classe Profissional dos Médicos e dos Profissionais de Exercício e Saúde, como é já patente em eventos anuais como o “Médico Ativo-Paciente Ativo”?
 
 
MIGUEL REIS E SILVA -É essencial. Vivemos num país em que o conceito de exercício físico ainda é uma ilusão para a maior parte da população. A sinergia entre ambas as classes apenas beneficiará os doentes.
 
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?