No outro dia a equipar-me para mais um treino de força um colega vira-se para mim e diz: “Rodrigo, hoje vou apenas treinar a região anterior da coxa. Vou apostar no agachamento. Amanhã incido mais na parte posterior”.
 
Ora bem:
 
1 - No exercício de agachamento não ocorre apenas a participação do quadricípites. Na fase concêntrica, em que ocorre uma tripla extensão (extensão coxo-femoral, extensão do joelho e flexão plantar) vai existir a participação do quadricípites, dos glúteos, dos posteriores da coxa e também dos gémeos.
 
Aliás, um estudo de Bryanton et al. (2012) reportou que a participação relativa dos gémeos e glúteos são dominantes ao longo de toda a amplitude de movimento. Inclusive, sabe-se que à medida que aumenta a profundidade do agachamento a participação do glúteo aumenta bastante (Caterisano 2002).
 
2 - Recorrendo a exercícios como agachamento, leg press, lunges não podemos referir ou esperar que apenas estejamos a treinar a região anterior ou posterior da coxa, porque há participação de variados músculos.
 
É importante este conhecimento para que não ocorram erros de periodização e para se respeitar o necessário tempo de recuperação muscular.
 
Bons treinos!
 
Rodrigo Ruivo
Formação Clínica das Conchas
Partilhar

Precisa de Ajuda?