"Poderão esperar uma abordagem centrada na pessoa e não nos modelos posturais."
 
 
Formador há vários anos pelo Centro de Formação da Clínica das Conchas, tem contribuído muito para o sucesso deste projeto.  
 
João Moita, é Doutorando em Educação Física e Desporto - ramo Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Mestre em Exercício e Bem-Estar pela mesma Instituição. É Osteopata da Escola de Dança do Conservatório Nacional há 13 anos e coordena atualmente a Licenciatura em Osteopatia na Escola Superior de Saúde Atlântica da Universidade Atlântica.
 
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas - A postura é a capacidade de manter e movimentar as partes corporais de maneira coordenada e confortável, sem perder a funcionalidade dos gestos, sem sobrecarregar o sistema ósteo-articular e sem gerar tensões desnecessárias. É possível estabelecer um padrão postural?
 
João Moita - Todos temos padrões posturais próprios, que são dinâmicos e são fruto da nossa vivência. O que é preciso perceber é que esses mesmos padrões para serem considerados “ideais” ou funcionais devem permitir que a pessoa tenha o máximo de eficiência com a sua estrutura que é o corpo humano. É preciso não ceder à tentação de querer impor modelos posturais que por vezes não são aplicáveis a determinadas estruturas.
 
----------------------------------------------------------------
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas - A avaliação postural é uma temática cada vez procurada pelos profissionais de saúde. Qual é afinal o seu principal objetivo?
 
João Moita - O principal objetivo da avaliação postural é estabelecer um ponto de partida para uma potencial intervenção sobretudo no âmbito da reabilitação que envolve o aparelho músculo-esquelético.
  
----------------------------------------------------------------
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas - O que poderão esperar os formandos ao longo da sua intervenção na formação Avaliação Postural Global?
 
João Moita - Poderão esperar uma abordagem centrada na pessoa e não nos modelos posturais. Ler objetivamente o corpo é uma tarefa difícil que requer total isenção de pré-conceitos ou ideologias posturais. Caso contrário não será possível fazer a diferença. No fundo a minha intervenção centrar-se-á na compreensão da anatomia e aquilo que o esquema corporal nos poderá dizer sobre as pessoas que temos à frente!
 
-----------------------------------------
 
 
 📍AVALIAÇÃO POSTURAL GLOBAL
 ➡️ Formador João Moita | 23 de Setembro |  📌 1 UC | 09h00 às 14h00 | Lisboa | Mais info  👉 AQUI
Partilhar

Precisa de Ajuda?