Importante ler até mesmo ao final…
 
 
É reconhecido por quase todos que o exercício físico, cada vez mais, assume-se como um “elixir” de Saúde e um pilar na qualidade de vida de cada pessoa. Ótimo!
 
No entanto, também associado a este facto, vem a constatação de que continuam a verificar-se práticas de “prescrição de exercício” que carecem de conhecimento fundamentado e qualificação legal.
 
Avaliar e prescrever são atos de muita responsabilidade e deverão ser praticados por quem tem conhecimento e qualificações para o fazer!
 
Não basta falar com um amigo e copiar os exercícios que faz apenas porque treina há mais 2 anos, não vem nas linhas do Dr. Google em “jeito” de verdade absoluta apenas porque a “celebridade X” diz que o faz e, também, não se coaduna apenas com o estudo de um fim-de-semana numa qualquer formação online.
 
Exige estudo, conhecimento de anatomia funcional, domínio de variáveis mecânicas (ex: como manipular braço de força resistente para proteger saúde articular?) e metodológicas (quantas repetições, intensidade, etc?), conhecimento de rácios de força muscular ideais, perceber se o joelho “entra” em valgismo ou varismo durante exercício de agachamento?, etc.
 
Em suma, devem-se procurar e valorizar os profissionais qualificados, com cédula profissional, habilitados para prescrever exercício físico!
 
Serão estes, trabalhando em equipas interdisciplinares, que terão a capacidade de prescrever exercício adequado a cada pessoa, permitindo alcançar com segurança e qualidade os resultados pretendidos.
 
É a saúde e o bem-estar das pessoas que conta! 
Abraço e bons treinos,
Rodrigo Ruivo
 
p.s- será importante também diferenciar o que é o ACONSELHAMENTO de exercício físico da PRESCRIÇÃO de exercício físico. A prescrição de exercício físico é uma das competências do Fisiologista do Exercício. Basearmo-nos apenas em guidelines gerais e querer transformá-las em planos de treino na convicção de que será o ideal para todas as pessoas, como facilmente é percetível pelo exposto em cima, não será o suficiente para otimizar os resultados em termos de saúde e performance.
 
p.s2 – será importante que os Fisiologistas do Exercício sejam capazes de perceber a importância de mantermos SEMPRE a autonomia na prescrição de exercício físico. Para isso, temos continuadamente de demonstrar muito profissionalismo, muita qualidade e procurar constantemente atualizar o Nosso conhecimento científico e prático.
Partilhar

Precisa de Ajuda?