IX JORNADAS “MÉDICO ATIVO PACIENTE ATIVO”

 

Exercício físico para a Saúde? A População portuguesa cada vez mais a praticar Atividade física? Médicos e Fisiologistas do Exercício em trabalho de equipas interdisciplinares?

 

 

É VERDADE!

 

 

Regressam em 2019 as Jornadas "Médico Ativo Paciente Ativo“, evento que vai na sua 9ª edição e que tem colocado muitos médicos e estudantes de Medicina a praticar exercício físico. Este evento, que visa sensibilizar a classe médica para a importância do exercício físico como constituinte transversal nas estratégias de prevenção e tratamento é já incontornável no Panorama Nacional e muito contribuiu para que  o aconselhamento de exercício físico se tivesse tornado parte integrante no cuidado médico.

 

 

A organização é da Clínica das Conchas com o apoio da European Lifestyle Medicine Organization e das Associações de Estudantes das Faculdades Médicas de Lisboa e da Universidade Lusófona.

 

 

No dia 26 de Outubro, em Lisboa, serão abordados vários temas, tais como:

- Qual o papel do médico/instituições médicas no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física?

- O efeito do exercício físico na dor lombar?

- Como é que a prática clínica pode ser compatível com uma competição desportiva a um nível de alta competição? -

- Quais os benefícios vs os riscos do exercício extremo?

- Estratégias comportamentais para modificação do comportamento nos utentes.

  

Como já é habitual, os médicos terão ainda de se empenhar na prática para vivenciarem uma aula de treino de pilates clínico ou de HIIT (high intensity interval training).

 

 

As jornadas contam com a participação de algumas individualidades nacionais especialistas em Medicina e Exercício, tais como o Prof. Doutor Hélder Dores (Cardiologia Desportiva do Sport Lisboa e Benfica), o Prof. Doutor Jorge A Ruivo (Clínica das Conchas), o Dr. José Pedro Marques (Médico da Federação. Portuguesa de Futebol), Dr. Arnaldo Abrantes (Médico do Estoril Praia – Futebol, SAD) e o Prof. Doutor Rodrigo Ruivo (Clínica das Conchas, autor do Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício Físico).

 

 

Saiba mais AQUI

Partilhar

Precisa de Ajuda?