Quem deve orientar os treinos online?

 

Quem prescreve exercício físico?

 

Para que servem as profissões? Para delimitar a área de intervenção em que cada pessoa está mais habilitada a intervir e fazer a diferença.

Quando precisamos de projetar uma casa a quem recorremos? A um arquiteto!

E se precisarmos de apoio jurídico quem “chamamos”? Um advogado!

E se tivermos problemas num dente? Um dentista!

E quando precisamos de orientação na avaliação da condição física e uma individualizada prescrição de exercício físico, seja online ou não? Quem aparece?

 

As celebridades?! As influencers?

 

Não! Não pode ser! Neste momento de quarentena, muitos desafios e oportunidades têm-se colocado no âmbito do exercício físico, e, têm sido vários os profissionais da área a concordar que é momento sublime para vincularmos a nossa qualidade e credibilidade.

 

Realizei hoje um live com 100 participantes para partilha de visão pessoal de como credibilizarmos ainda mais nossa área, de como qualificarmos ainda mais a nossa experiência de treino, termino e, primeiro vídeo que me aparece na net, é o da “celebridadelinha” a “ensinar sobre exercício” patrocinado por Mega Loja de artigos de Desporto, com milhares de visualizações….

 

Não pode ser!

 

O ato de prescrever exercício físico exige estudo, conhecimento de anatomia funcional, domínio de variáveis mecânicas (ex: como manipular braço de força resistente para proteger saúde articular?) e metodológicas (quantas repetições, intensidade, etc?), conhecimento de rácios de força muscular ideais, quais as componentes críticas a respeitar nos exercícios, como adaptar o exercício físico a cada pessoa…

 

Unamo-nos! Unamo-nos para explicar às pessoas que é a Saúde que importa e está em jogo.

 

Existem as profissões e existem as pessoas habilitadas para nos ajudar no que é a sua área de expertise. Para o bem de todos!

 

Treine com orientação qualificada!

 

Rodrigo Ruivo

Coordenador do Centro de Formação da Clínica das Conchas

Partilhar

Precisa de Ajuda?