A capsulite adesiva ou “ombro congelado” é uma doença do complexo do ombro que está associada a dor e a um quadro progressivo de défice de mobilidade, que aumenta o grau de incapacidade para a realização de tarefas quotidianas.

 

Esta doença ocorre em 2-5% da população Mundial (Neviaser, A. S., & Hannafin, 2010), com maior prevalência nas mulheres do que nos homens e, geralmente é observada entre os 40-60 anos de idade (Wong & Tan, 2010). Em 14% dos casos esta doença poderá ser bilateral.

Esta condição patológica resulta da inflamação da cápsula articular e da membrana sinovial seguida de fibrose, cicatrização e contratura do complexo capsulo-ligamentar (Donatelli, Ruivo, Thurner, & Ibrahim, 2014). Há inclusive um encurtamento de todos os ligamentos e a formação de aderências. Todas estas alterações capsulo-ligamentares resultam numa perda global da amplitude de movimento passivo e ativo do ombro, sendo a rotação externa o movimento mais limitado (Neviaser, AS e Hannafin, 2010;Uhthoff & Boileau, 2007).

 

O diagnóstico da capsulite adesiva é um diagnóstico clínico e podemos dividi-lo em duas categorias: (…)

 

Deseja ler o resto gratuitamente? Basta clicar neste link e seguir as instruções.

Partilhar

Precisa de Ajuda?