A Fisioterapeuta e formadora de renome Nacional e Internacional Maria João Alvito falou-nos acerca do panorama atual do Exercício Físico durante a Gravidez e o Pós-Parto. Deixa ainda alguns conselhos a quem queira trabalhar com esta população.
 
 
FORMAÇÃO Clínica das Conchas: Considera que as grávidas cada vez mais têm uma preocupação em manter-se ativas fisicamente na fase da gravidez?
 
Maria João Alvito - As grávidas que anteriormente à gravidez eram ativas mantêm a sua atividade física regular durante os 9 meses. As Mulheres grávidas não ativas dividem-se em dois grupos: as que querem iniciar exercício físico  para se adaptarem às grandes transformações do processo de gravidez e as mulheres que ainda resistem à prática devido a mitos e crenças urbanas infundadas.
 
 
--------------------------------------------------- 
 
 
  
FORMAÇÃO Clínica das Conchas: Em Portugal existe capacidade para dar resposta a esta crescente procura de exercício, seja na fase de pré ou pós-parto?
 
Maria João Alvito - Em Portugal, nos últimos 10 anos, temos assistido a uma crescente oferta de espaços dedicados à saúde e bem-estar da Mulher grávida. Os vários locais estatais e privados, prestadores de serviços nesta área têm vindo a transformar a oferta e a apostar na formação dos seus profissionais nesta área de populações especiais: gravidez e pós parto.
 
 
--------------------------------------------------- 
 
 
   
FORMAÇÃO Clínica das Conchas: Que conselhos daria a quem se interessa por trabalhar com esta população tão especial, como a das grávidas e recém-mamãs?
 
Maria João Alvito - Esta é de facto uma população especial. Existem algumas recomendações que poderei deixar para quem tem interesse em trabalhar nesta área:
 
- Apostar na formação, na reflexão crítica continuada para atingir uma prestação de serviços de saúde e bem-estar de qualidade;
 
- Descobrir e desenvolver uma identidade profissional nesta área especifica;
 
- Criar ofertas de serviços de acordo com o perfil / necessidades da Mulher grávida / recém- Mãe;
 
- Sensibilizar os colegas e diferentes profissionais de saúde para os benefícios do exercício físico durante os 9 meses e no pós parto.
 
 
 
-----------------------------------------------------------------
 
 
 
 
 
 
🔵 CURSO EXERCÍCIO FÍSICO NA GRAVIDEZ E NA RECUPERAÇÃO DO PARTO
 
🔸 Formadora Maria João Alvito | Início 15 Setembro | 25 horas | 5 UC | 9h às 18h | Lisboa | Mais info 👉 AQUI
 
 
Partilhar

Precisa de Ajuda?