Sobre a formação
Nº Horas:
35
Capacidade máxima:
0
Créditos:
7
Horário:
09h - 17h
Início:
10-11-2015
Fim:
13-11-2015
A parceria entre a Clínica das Conchas e a BACPR (British Association for Cardiovascular Prevention and Rehabilitation) permite agora o acesso em território nacional a este curso de elevado prestígio e reconhecimento internacional, a um valor significativamente inferior do que aquele que decorreria de várias deslocações ao Reino Unido para o frequentar.Este curso de 35h presenciais com estágio prático no terreno, dotá-lo-á com conhecimentos e experiência para prescrever e administrar um programa de exercício em indivíduos com doença cardiovascular num regime de longaduração, seja no contexto de ginásio, personal training ou aulas de grupo.
Razões para participar
Apresentação
A British Association for Cardiovascular Prevention and Rehabilitation (BACPR), apoiada pela British Heart Foundation, desenvolveu o curso de Instrutor de Reabilitação Cardíaca destinado a especialistas/instrutores de exercício físico, fisioterapeutas e enfermeiros que atuam em ambiente não-hospitalar (http://www.bacpr.com/).
Os programas de acompanhamento de longa duração (fase III) correspondem à fase de manutenção da actividade/exercício físico que sucedem a fase mais precoce da reabilitação cardíaca levada a cabo em ambiente hospitalar/clínico (fase I-II).
Este curso de 35h presenciais com estágio prático no terreno, dotá-lo-á com conhecimentos e experiência para prescrever e administrar um programa de exercício em indivíduos com doença cardiovascular num regime de longa duração, seja no contexto de ginásio, personal training ou aulas de grupo. Este curso é reconhecido internacionalmente como o gold-standard em termos de qualificação para reabilitação cardíaca fase III em ambulatório, e tem vindo a ser aplicado há 14 anos no Reino Unido. Neste mesmo país estão descritas 4 fases de reabilitação cardíaca, sendo que a fase IV no Reino Unido corresponde à III europeia.
Objectivos Gerais
O objetivo do curso é dotar os formandos com os conhecimentos e competências necessárias para prescrever e administrar exercício físico terapêutico de forma segura e efetiva para indivíduos com doença cardiovascular.
Objectivos Específicos
- Abordagem clínica e transfer do doente em fase I (hospitalar/centro clínico) para a fase II (comunitária)
- Interação com equipas multidisciplinares de programas de Reabilitação Cardíaca fase II
- Avaliação clínica do paciente que vai iniciar o programa fase III (ambulatório)
- Prescrição de exercício físico para doentes com indicação para participarem em fase III
- Introdução a componentes de modificação comportamental
Destinatários
Especialistas de exercício
Fisioterapeutas
Enfermeiros
Datas importantes
Prazo de candidatura: 1 Outubro 2015 (vagas limitadas)
Prazo para pagamento: 5 dias após aceitação de candidatura, após a qual a mesma será renunciada
Testemunhos edição 2014
.jpg)
José Albino, Fitness manager no Fitproject
«Gostei muito da formação de Reabilitação cardíaca, quer pela qualidade dos formadores, a qualidade dos conteúdos, os meios disponibilizados na formação e o apoia da organização. Recomendo muito esta formação para os profissionais do exercício que pretendam adquirir mais conhecimento nesta área.»
.jpg)
João Fernandes, Health Club - Wellness Sport City, Fitness Manager/Diretor Técnico «Formação imprescindível para quem trabalha ou pretende trabalhar com doentes cardíacos em fase pós-hospitalar e para quem pretende conhecer como é estruturada a reabilitação cardíaca, num dos países europeus mais evoluídos neste âmbito!»
.jpg)
Inês Pinto, Aluna de mestrado em Exercício e Saúde
«Gostei imenso de perceber o que já se realiza noutros países e acho que para a quantidade de conteúdos lesionados a organização dos mesmo foi bastante boa, além de que toda a informação transmitida é essencial para o trabalho com este tipo de doentes. Na minha opinião as formadoras conseguiram de uma maneira bastante didática e profissional transmitir a informação.»
Objetivos
Modelo de Avaliação
Exame teórico escrito de escolha múltipla (1 hora)
Elaboração de um relatório de um estudo caso de fase II para fase III (recolhido durante o estágio clínico)
Apresentação e discussão do relatório do estudo caso (Exame oral) (30-45 minutos)
Metodologias e/ou estratégias
Prelecção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica, componente prática
Recurso pedagógicos
Apresentação de slides powerpoint em Língua Inglesa, discussão em grupo.
Visionamento de um DVD que inclui um conjunto de princípios que são importantes no desenvolvimento e elaboração segura e efectiva de um programa de exercício para a população com doença cardíaca (como monitorizar a intensidade do exercício, exemplo de um aquecimento, aula de grupo em circuito e aula em ginásio, retorno à calma, exercício em casa).
Materiais
Manual do curso
Manual de exercícios/Workbook
DVD BACPR - Princípios da prescrição de exercício em doentes cardíacos
Informações Diversas
A língua oficial do curso e dos materiais pedagógicos é o Inglês.
Os formandos deverão trazer roupa desportiva e toalha para a componente prática.
O preço inclui documentação de apoio e coffee-breaks.
No caso de desistência, o valor pago só será devolvido no caso da vaga ser preenchida (curso internacional).
O Club Clínica das Conchas reserva-se no direito de cancelar o Curso com a antecedência possível se não houver um mínimo de participantes.
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado internacional BACPR Exercise Instructor Level 4 qualification
(o certificado internacional é válido durante 3 anos)
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
7 UC para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico - TPTEFe Título Profissional de Director/a Técnico/a - TPDT
Programa
Conteúdos Programáticos
O curso decorrerá durante 35 horas ao longo de 4 dias (9h-17h), e aproximadamente 100 horas de estudo independente à distância.
Reabilitação cardíaca – background
Sistema cardiovascular
Doença cardiovascular
Patologia e apresentação
Investigação e diagnóstico
Tratamento médico / cirúrgico
Medicação
Exercício de endurance
Resposta aguda e crónica
Benefícios para os doentes cardíacos
O processo de reabilitação
Factores de risco
Considerações de exercício para populações especiais
Prescrição e programação de exercício
Mudança de comportamento e entrevista motivacional
Cenário de problemas e procedimentos de emergência
Formadores
Investimento
725€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas
Aceda ao desconto aqui
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas
Aceda ao desconto aqui
Quer saber mais sobre esta formação?
