Sobre a formação

Nº Horas:
5
Capacidade máxima:
10
Créditos:
1
Horário:
15h00 - 20h00
Início:
23-06-2018
Fim:
23-06-2018
Esta formação pretende atribuir ferramentas de avaliação postural que permitam ler o corpo humano de forma simples e objetiva, e que possam ser aplicadas por profissionais da saúde e do exercício independentemente da sua formação base e da forma como trabalham com a postura humana, assumindo particular importância na prescrição de exercício e trabalho de integração estrutural.
 
1 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a. 
 
 

Razões para participar

Apresentação

O movimento humano é o único aspeto visível do comportamento. Uma vez que a postura dita a qualidade desse mesmo movimento, é possível considerar que a postura humana descreve a história do comportamento humano. Ainda nos dias de hoje é difícil chegar a um consenso sobre qual é a melhor postura ou qual será a postura ideal, mas independentemente da abordagem ou da área de formação, todos aqueles que lidam com postura, são consensuais em admitir que uma boa postura é aquela onde o individuo está em equilíbrio e, portanto, funcional. Esta formação pretende atribuir ferramentas de avaliação postural que permitam ler o corpo humano de forma simples e objetiva, e que possam ser aplicadas por profissionais da saúde e do exercício independentemente da sua formação base e da forma como trabalham com a postura humana, assumindo particular importância na prescrição de exercício e trabalho de integração estrutural.
 
Objetivos Gerais
Conseguir efetuar uma análise postural coerente através da compreensão da postura humana bem como dos elementos que a constituem e o modo como se relacionam.
 
Objetivos Específicos
  • Conhecer a terminologia do vocabulário posicional
-    Definições a aplicações dos termos por região corporal
  • Identificar os aspetos básicos da geometria corporal
-    Onde se situa o esqueleto no espaço
-    Como se relacionam as partes do corpo entre si
  • Identificar a ação dos tecidos moles sobre o esqueleto
-    Quais os tecidos que atuam sobre o esqueleto criando ou mantendo alteração postural
  • Construir um modelo postural descritivo baseado nos conceitos adquiridos
  • Análise prática da postura estática e dinâmica
 Destinatários
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).

Objetivos

IMPORTANTE
A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.
Sendo as vagas limitadas, recomendamos que a inscrição seja validada com a maior antecedência possível.
 
Metodologias de desenvolvimento da formação
Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala, sendo a assiduidade mínima exigível na globalidade de 100%, necessários para a obtenção do certificado de frequência de formação profissional.
O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador na sessão.
Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.
 
Modelo de Avaliação:
Não aplicável – Questionário de avaliação global da formação
Avaliação da reação/satisfação dos formandos com o objetivo de aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu.
 
Recursos Pedagógicos e Espaços
Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.
Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados.
 
Informações Diversas
Os formandos deverão trazer roupa desportiva e uma toalha para a componente prática.
A inscrição inclui documentação de apoio.
Os conteúdos de carácter teórico serão facultados aos formandos através do Área Pessoal, inserido no site Formação Clínica das Conchas http://www.formacao.clinicadasconchas.pt/pt/conta/ que terão acesso através de username e password do registo.
 
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência em Formação Profissional de acordo com a legislação em vigor.
O certificado estará disponível, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal, inserido no site Formação Clinica das Conchas.
1 UC (Unidade de Crédito) para renovação Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT). 
 

Programa

Conteúdos Programáticos
                      Postura humana
o    Conceitos
o    Elementos que influenciam a postura humana
                      Análise postural
o    Objetivos da análise postural
o    Vocabulário de análise postural
o    Método de análise postural
o    Estratégias acessórias de análise
o    Análise prática da postura estática e dinâmica
                      A influência do pé e dos vários tipos de pé na postura humana
                      Métodos de diagnóstico de desequilíbrios posturais

                      Aplicação prática dos conceitos teóricos desenhando uma análise postural global  

Formador

João Moita

Investimento

50€
Desconto Especial:
5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

Perguntas frequentes

Como posso fazer a validação de créditos nas formações com certificação IPDJ?

No final de cada ação de formação, a Clínica das Conchas envia listagem de todos os formandos que estiveram presentes na formação, para o IPDJ.

O processo seguinte de atribuição dos créditos assim como o timing para a sua atribuição é da responsabilidade do IPDJ. Qualquer dúvida deverá entrar em contacto direto com o IPDJ.

O número de contribuinte será utilizado pelo IPDJ para atribuição das unidades de crédito da formação. Verifique que o mesmo está correto e atualizado na sua conta pessoal.

Se pretender cancelar a minha inscrição como deverei fazer? Terei alguma penalização?

A desistência de uma inscrição definitiva, deverá ser comunicada por email para formacao@clinicadasconchas.pt com indicação do evento formativo que pretende desistir e o motivo. O valor da inscrição é devolvido mediante condições descritas no regulamento da formação.

Precisa de Ajuda?