CURSO AVANÇADO EXERCÍCIO CLÍNICO PARA SAÚDE MÚSCULO-ESQUELÉTICA - B-LEARNING
Medicina do Exercício
26
set
CURSO AVANÇADO EXERCÍCIO CLÍNICO PARA SAÚDE MÚSCULO-ESQUELÉTICA - B-LEARNING
Medicina do Exercício

  

Vou ser melhor com este curso porque:

  • Vou melhorar na avaliação individualizada de cada cliente e na prescrição de EXERCÍCIO CLÍNICO
  • Vou ficar capaz de obter RESULTADOS de forma SEGURA e EFICIENTE salvaguardando a máxima SAÚDE músculo-esquelética do cliente
  • Vou conhecer as principais patologias e a intervenção de treino a adotar no pé e tibiotársica, joelho, coluna lombar, dorsal e cervical e ombro, respeitando os princípios do treino como a individualidade

 

CURSO REALIZADO EM REGIME B-LEARNING

  • sessões em regime presencial – 5 sessões – 31 horas
  • sessões à distância – 7 sessões – 41 horas

 

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Desconto especial:

  • 5% para inscrição em grupo de 2 pessoas
  • 10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas

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Edição Nº:
1
Tipologia:
Curso
Nº Horas:
72
Créditos:
14.4
Distrito:
LISBOA
Início:
26-09-2020
Horário:
Sábado e Domingo | Ver Programa
Fim:
05-12-2020
Capacidade máxima:
16
Investimento:
770€
Profissões Relacionadas:
Medicina, Fisioterapia, Técnico de Exercício Físico, Professor de Educação Física, Osteopatia, Treinador Desportivo

Apresentação

7 Razões para participar no Curso

  • Permite realmente aliar o Exercício à Saúde e reduzir a incidência de lesões nos clientes
  • Adquirir um racional clínico que permita selecionar que testes de avaliação realizar
  • Dominar a avaliação postural estática e dinâmica com vista à personalização do treino do Seu cliente
  • Conhecer as lesões e patologias de cada articulação
  • Saber identificar que exercícios terapêuticos, deverá prescrever em função do Seu cliente
  • Reúne especialistas Nacionais nas várias temáticas, e, com caráter interdisciplinar (Médicos, Fisiologistas do Exercício, Fisioterapeuta e Osteopatas)
  • Taxa de empregabilidade de quase 100% para quem realiza o curso

 

Objetivos Gerais

  • Identificar as principais patologias músculo-esquelética por região anatómica
  • Dotar os formandos de conhecimento para a avaliação e prescrição de exercício, seguro e eficaz, para prevenção de patologia músculo-esquelética e, em caso de presença de patologia, para reabilitação da mesma
  • Ser capaz de manipular variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) para otimizar o processo de prescrição de exercício para a saúde.
  • Aquisição de competências ao nível da aplicação de técnicas de terapia manual, com otimização dos resultados pretendidos
  • Obtenção da capacidade de promover a fidelização do praticante ao Exercício Físico

 

Destinatários

  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo
  • Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde
  • Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD)

 

 Conteúdos Programáticos

Cronograma

O curso decorre aos sábados e domingos

Dia e Mês

Sessão

Horas

Horário

Conteúdo

Formador

26 Set.

Sáb.

1

Presencial

5

14h-19h

Anatomia Palpatória

João Espírito Santo

27 Set.

Dom.

2

Presencial

5

09h-14h

Técnicas de Terapia Manual - Prevenção de Lesões Músculo-Esqueléticas

João Espírito Santo

10 Out.

Sáb.

3

Online

8

09h-13h

14h-18h

Avaliação Postural Global

Análise do Movimento Humano

João Moita

André Sousa

11 Out.

Dom.

4

Online

5

09h-14h

Exercício Clínico para a Coluna Cervical

Ana Neves

24 Out.

Sáb.

5

Presencial

8

09h-18h

O Joelho: Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance

Mário Vale

Sara Costa

25 Out.

Dom.

6

Presencial

8

09h-18h

07 Nov.

Sáb.

7

Online

8

09h-18h

A Coluna Vertebral: Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance

Joao Moita

Pedro Medeiros

08 Nov.

Dom.

8

Online

8

09h-18h

21 Nov.

Sáb.

9

Online

5

14h-19h

O Ombro: Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance

 

António Cartucho

Rodrigo Ruivo

22 Nov.

Dom.

10

Presencial

5

09h-14h

05 Dez.

Sáb.

11

Online

2

12h-14h

Avaliação de conhecimentos

 

12

Online

5

15h-20h

Exercício Clínico para o Pé e Tibiotársica

Patrícia Pimenta

 

SESSÃO 1 – ANATOMIA PALPATÓRIA

Objetivos

  • Conhecimento dos sistemas musculares, Ósseo e articular relacionada com os movimentos e/ou ações realizadas a partir dos esqueletos axial e apendicular
  • Identificar as estruturas músculo-esqueléticas recrutadas no gesto desportivo
  • Conhecer os constituintes dos sistemas muscular, ósseo e articular

Conteúdos Programáticos

  • Anatomia palpatória da cabeça, pescoço e tronco (ossos, articulações e músculos);
  • Anatomia palpatória do membro superior (ossos, articulações e músculos);
  • Anatomia palpatória do membro inferior (ossos, articulações e músculos).
  • Ensino prático das diferentes regiões do corpo, através da palpação;
  • Análise prática de ações musculares e respetivos constituintes anatómicos.
  • Resolução estudo de caso

 

SESSÃO 2 – TÉCNICAS DE TERAPIA MANUAL – PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULO-ESQUELETICAS

Objetivos

  • Domínio das técnicas de tecidos moles,
  • Conhecer as alterações provocadas pela utilização das técnicas de tecidos moles no corpo humano;
  • Identificar as estruturas músculo-esqueléticas alteradas de forma a utilizar as melhores técnicas de tecidos moles;
  • Conhecimento das áreas proibidas de manipulação do corpo humano e contra-indicações das técnicas de tecidos moles.
  • Escolha e emprego das técnicas de tecidos moles, numa sequência lógica, para prevenir lesões músculo-esqueléticas
  • Abordagem das Técnicas Miofasciais; Técnicas Miotensivas; Técnicas Músculo-Energéticas; Técnicas de Inibição e Massagem Transversal Profunda (MTP);

Conteúdos Programáticos

Técnicas de Tecidos Moles:

  • Técnicas Miofasciais;
  • Técnicas Miotensivas;
  • Técnicas Músculo-Energéticas;
  • Técnicas de Inibição;
  • Massagem Transversal Profunda (MTP);
  • Contra-indicações:
  • Áreas Proibidas.
  • Ensino das diferentes técnicas de tecidos moles, aplicadas em diferentes regiões do corpo (prática);
  • Aplicação e explicação das técnicas de tecidos moles, em contexto de aula, em duplas ou trios pedagógicos; (prática)
  • Resolução de estudo de caso. (prática)

 

SESSÃO 3 – AVALIAÇÃO POSTURAL GLOBAL | ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO

Objetivos

  • Efetuar uma análise postural coerente através da compreensão da postura humana, bem como dos elementos que a constituem e o modo como se relacionam
  • Conhecer a terminologia do vocabulário posicional
    • Definições a aplicações dos termos por região corporal
  • Identificar os aspetos básicos da geometria corporal
    • Onde se situa o esqueleto no espaço
    • Como se relacionam as partes do corpo entre si
  • Identificar a ação dos tecidos moles sobre o esqueleto
    • Quais os tecidos que atuam sobre o esqueleto criando ou mantendo a alteração postural
  • Construir um modelo postural descritivo baseado nos conceitos adquiridos
  • Análise prática da postura estática e dinâmica
  • Aprender como desenvolver uma bateria de avaliação funcional e aplicar diversos testes
  • Aprender como interpretar os resultados e desenvolver um plano de prescrição adequado

Conteúdos Programáticos

  • Postura humana
    • Conceitos
    • Elementos que influenciam a postura humana
  • Análise postural
    • Objetivos da análise postural
    • Vocabulário de análise postural
    • Método de análise postural
    • Estratégias acessórias de análise
  • Aplicação prática dos conceitos teóricos desenhando uma análise postural global
  • Análise do movimento humano
    • Definição e objectivo da análise do movimento humano
  • Conceitos Teóricos (anatomia funcional e interdependência regional)
  • Introdução às diferentes abordagens (FMS, SFMA, DNS e MAG7)
  • Relação da análise do movimento humano e prevenção de lesões
  • Ênfase no padrão respiratório e como utilizar corretamente o diafragma
  • Apresentação de estudos-caso

 

SESSÃO 4 – EXERCÍCIO CLÍNICO NA COLUNA CERVICAL

Objetivos

  • Conhecer as alterações funcionais associadas à dor cervical
  • Compreender a importância do exercício na dor cervical

Conteúdos Programáticos

  • Introdução e Epidemiologia da Patologia e Disfunção da Coluna Cervical
  • Anatomia e Biomecânica da Coluna Cervical
  • Dor Cervical: Patologia vs Disfunção - O que a Evidência nos diz?
  • Dor e o seu impacto no controlo motor
  • Avaliação da Coluna Cervical
  • Exercício na Dor Cervical: Evidência e Prática
  • Apresentação e discussão estudos-caso

 

SESSÃO 5 e 6 – O JOELHO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE

Objetivos

  • Conhecer a anatomia funcional do joelho, bem como os testes que permitem a avaliação desta articulação, e ainda aplicar um plano de intervenção para a síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana.
  • Identificar as articulações, descrever a mecânica de funcionamento do joelho, e reconhecer o conceito mecanismo screw-home.
  • Compreender a importância da relação pé, joelho, anca e core, e as suas implicações biomecânicas para a funcionalidade.
  • Reconhecer a importância de realizar uma análise postural completa nas patologias de overuse do joelho.
  • Reconhecer a importância da equipa multidisciplinar.
  • Conhecer a definição e semiologia de três patologias comuns da articulação do joelho: síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana
  • Compreender o papel do tratamento conservador versus o procedimento cirúrgico em relação a diferentes patologias
  • Habilitar para a realização de testes de avaliação para o joelho, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados -
  • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
  • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
  • Alongamento segmentar VS alongamento em cadeias. Cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia.
  • Identificar exercícios e posturas potencialmente prejudiciais para articulação do joelho.
  • Desenvolver programas de prevenção e intervenção adequados e eficazes para disfunções do joelho.

Conteúdos Programáticos

  • Anatomia funcional do joelho
    • Osteocinemática e artrocinemática
    • Sistema passivo e activo de estabilização
    • Relação biomecânica do pé-joelho-anca
    • Importância da análise postural
  • Avaliação física
    • Importância da equipa multidsciplinar
    • Testes passivos
    • Testes musculares
    • Testes funcionais
  • Patologias do joelho: definição, semiologia, incidência, factores de risco e classificação
    • Síndrome banda iliotibial
    • Síndrome rotuliano doloroso (Síndrome patelo-femural)
    • Tendinopatia rotuliana
  • Tratamento conservador VS cirúrgico
  • Tratamento conservador
    • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
    • Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
    • Conceito de cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia (meridianos miofasciais, RPG, SGA, yoga)
    • Proposta de tratamento para cada patologia.
    • Prescrição de exercício teurapêutico: recomendações no âmbito das variáveis metodológicas (intensidade, número de repetições, séries, etc) e de variáveis mecânicas.
    • Cuidados a ter na realização dos exercícios: agachamento, lunges, peso morto unilateral, entre outros.

 

SESSÃO 7 e 8 – A COLUNA VERTEBRAL: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE

Objetivos

  • Identificar a anatomia da coluna vertebral e descrever a mecânica de funcionamento
  • Revisão: constituintes dos sistemas Muscular, Ósseo e Articular associados à coluna vertebral
  • Compreender as várias patologias relacionadas com a coluna vertebral
  • Habilitar na realização de testes de avaliação para a coluna, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
  • Análise prática da postura estática e dinâmica
  • Identificar técnicas de terapia manual eficazes para a coluna
  • Desenvolver programas de intervenção adequados e eficazes para disfunções da coluna.
  • Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar com vista à prevenção de lesões e otimização de funcionamento da coluna vertebral
  • Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento da coluna vertebral

Conteúdos Programáticos

Anatomia Funcional e Anatomia Palpatória

  • Anatomia da coluna vertebral 
  • Cinesiologia e biomecânica da coluna vertebral
  • Mecanismos estabilizadores da coluna

Fisiopatologia | Teste Funcionais | Técnicas de Tecidos Moles e de Mobilidade Articular

  • Principais patologias e desequilíbrios da coluna vertebral (hérnias discais, espondilolisteses, escolioses, hiperlordoses, hipercifoses)
  • Testes de avaliação de encurtamentos musculares
  • Técnicas de tecidos moles e de mobilidade articular da coluna e alongamento de cadeias musculares

 Exercício Clínico para a Coluna Vertebral

  • Anatomia funcional
  • Mecanismos estabilizadores da coluna
  • Biomecânica da coluna vertebral
    • Resposta à sobrecarga
  • Carga mecânica e processo de lesão
  • Fisiopatologia do disco intervertebral
    • Ruptura do anel fibroso
    • Degeneração do disco
    • Hérnia discal
  • Deformidades: hiperescoliose, hipercifose, hiperlordose, osteofitose, espondilites, estenose vertebral, espinha bífida
  • Prevenção
    • Reabilitação
    • Desenvolvimento de um programa de treino
  • Apresentação e Discussão de Estudos Caso

 

SESSÃO 9 e 10 – O OMBRO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE

Objetivos

  • Identificar as várias articulações do complexo articular do ombro, descrever a mecânica de funcionamento do ombro e reconhecer o conceito de ritmo escápulo-umeral
  • Dominar o conceito de plano de omoplata e identificar os pares de força no ombro
  • Identificar as patologias mais comuns relacionadas com o ombro
  • Habilitar na realização de testes de avaliação para o ombro, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
  • Identificar exercícios e posturas que poderão ser prejudiciais para articulação do ombro
  • Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar
  • Realizar uma análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
  • Ser capaz de manipular variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) para otimizar o processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro
  • Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento do ombro

Conteúdos Programáticos

  • Anatomia Funcional do Ombro
    • Osteocinemática e Artocinemática
    • Movimento articular (diferentes fases) e ritmo escápulo-umeral
    • Sistema ativo e passivo de estabilização
    • Importância Plano da Omoplata
    • Importância coifa dos rotadores
  • Avaliação do Ombro
    • Testes Passivos e Ativos
    • Testes Especiais e Musculares
    • Testes específicos para escápula – categorização de disfunção segundo Kibler
    • Testes de avaliação rigidez da cápsula
  • Prevenção do Síndrome de Conflito- Patologia Coifa dos Rotadores
    • Definição e Classificação
    • Fatores de Risco e Etiologia
  • Prática Laboratorial (Sistematização de abordagens de prevenção e intervenção)
    • Prevenção do défice de rotação interna do ombro. Técnicas de mobilização da cápsula posterior
    • Exercícios de reforço muscular específicos (coifa dos rotadores e músculos estabilizadores da omoplata) e de alongamento
    • Análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
    • Fundamentar a opção pela escolha de equipamento (elásticos vs pesos livres vs máquinas)
    • Treino do Core – análise de exercícios e sua relação com o ombro
    • Treino Excêntrico – suas potencialidades
    • Treino sensório-motor – como o utilizar
    • Construção de programas de treino, manipulando as variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) com vista à otimização do processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro.

 

SESSÃO 11 – TESTE DE AVALIAÇÃO

  • Teste escrito de avaliação de conhecimentos dos módulos ministrados até esta data

 

SESSÃO 12 – EXERCÍCIO CLINICO NO PÉ E TÍBIO-TÁRSICA

Objetivos

  • Compreender a relação entre a estrutura e a função dos elementos anatómicos que constituem o complexo articular tornozelo/pé
  • Compreender o papel do complexo articular tornozelo/pé enquanto estrutura de suporte e de locomoção no ser humano
  • Dotar os alunos de capacidades interpretativas das condições clínicas mais frequentemente observadas no complexo articular do tornozelo e pé ao longo das várias faixas etárias, bem como das respetivas diferenças encontradas nessas condições em atletas e na população em geral
  • Promover capacidades de raciocínio crítico e integrativo para a avaliação do complexo do pé e tornozelo numa perspetiva estrutural e funcional
  • Estabelecer planos de exercício adequados às várias condições clínicas no sentido da progressão e integração funcional

Conteúdos Programáticos

  • O pé e o tornozelo na evolução da condição humana
  • Anatomia funcional do complexo pé/tornozelo
    • Artrologia
    • Miologia ativa
    • Fisiologia articular
  • Biomecânica básica do pé e tornozelo
    • Transmissão de forças e alavancas
    • Movimentos em cadeia aberta e fechada
  • A influência do pé e dos vários tipos de pé na postura humana
  • O pé e o tornozelo na locomoção
    • Condições clínicas frequentes do complexo articular do tornozelo e pé
    • Condições degenerativas e inflamatórias
    • Definição conceptual de lesão
    • Lesões traumáticas e não-traumáticas
    • Etiologia e Fisiopatologia
    • Epidemiologia
    • Instabilidade crónica do tornozelo
  • Exercício clínico e pós-clínico
    • Fases de recuperação e escolha dos exercícios
    • Mobilização articular e exercícios manualmente assistidos
    • Força, potência e resistência
    • Propriocepção
    • Integração funcional

 

 

O que inclui a minha inscrição

72 horas de formação

Material de apoio ao curso em formato digital (em Português) – para que coloque em prática tudo o que aprendeu no curso

Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), para acrescentar valor ao Seu Cv

14.4 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TEF) e Directo/a Técnico (DT)

Acesso a email interno com disponibilidade do coordenador do Curso e equipa para esclarecimento de dúvidas pós-curso

 

Como devo proceder para fazer a minha inscrição num determinado curso

Para fazer a sua inscrição, terá de ter um registo criado em formação.clinicadasconchas.pt

Se ainda não tem, por favor clique aqui REGISTO

Depois terá que fazer a inscrição clicando em INSCREVA-SE na página do curso que pretende frequentar.

 

Confirmação de inscrição num curso

A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.

Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento.

Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.

 

Pagamento em prestações mensais

Para algumas formações, devidamente assinaladas, existe a modalidade de pronto pagamento ou pagamento em prestações mensais.

O número de mensalidades é escolhido pelo formando consoante a sua preferência.

Para mais informações clique aqui 

 

Metodologias de desenvolvimento da formação

Formação em regime de b-learning, combina sessões presenciais e à distância.

As sessões presenciais – 31 horas (5 sessões), decorrem no Club Clínica das Conchas, em Lisboa.

As sessões à distância – 41 horas (7 sessões), são em regime e-learning, modalidade síncrona (EM DIRETO), com participação simultânea de todos os formandos e do formador.

Interação em tempo real através de vídeo conferência, utilizando plataforma ZOOM.

O LINK para aceder à formação será enviado por email, 2 DIAS ANTES da data de início.

Certifique-se de que a mensagem não foi enviada para a sua pasta de SPAM.

 

Modelo de Avaliação:

Consiste na aplicação de um teste teórico, no período assinalado no cronograma. Para ser considerado aprovado no curso, a nota deverá ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de avaliação 0-20 valores).

Caso falte, reprove em avaliação contínua, queira melhorar a nota obtida ou não tenha presenças para aceder ao processo de avaliação contínua pode propor-se a exame final que decorre em data a definir. Quer o teste escrito, quer o exame final incidirão sobre a totalidade dos conteúdos lecionados. A realização do exame final pressupõe o pagamento de uma taxa administrativa de 50 €.

 

Assiduidade e Pontualidade

Para ter acesso ao processo de avaliação, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso até a data de realização do teste. Serão registadas presenças em cada sessão.

 

Recursos Pedagógicos

Para as sessões online, será necessário computador com acesso à internet.

Embora seja possível visualizar em tablet ou smartphone, o computador é o dispositivo com menor probabilidade de erro, pelo que aconselhamos, que se possível, o utilize.

Como em qualquer plataforma tecnológica, e porque não somos responsáveis pela mesma, falhas podem acontecer.

As ações de formação presenciais, têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.

Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados.

 

Condições relacionadas com o funcionamento que devo conhecer

Ao efetuar a sua inscrição numa formação está a aceitar os nosso “ Termos de Utilização e Privacidade” e o nosso “Regulamento da Formação”.

 

«"O Curso Avançado de Exercício Clinico para a Saúde Musculo-esquelética foi uma formação muito completa, com formadores de excelência. Por ser uma formação teórico-prática proporciona-nos ferramentas importantes e sempre sob uma base cientifica. Considerando o estilo de vida de hoje em dia e o envelhecimento da população, cada vez mais o exercício tem que fazer face a quadros clínicos, pelo que, como Fisiologista do Exercício, sinto-me mais confiante a encarar estes desafios após esta formação. Recomendo!" Carina Arez Fisiologista do Exercício Lic. Exercício e Saúde na Faculdade de Motricidade Humana e Fundadora do Estúdio Align - Body & Mind (Slogan: Saúde através do Exercício) »
Carina Arez
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