O Doutor PAULO GENTIL, o renomado autor dos Livros Best-Sellers “Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia” e “Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas”, Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Educação Física, virá a Portugal no dia 9 de Fevereiro 2020 abordar temáticas relacionadas com métodos avançados de TREINO DE FORÇA, HIPERTROFIA E TREINO PARA PERDA DE MASSA GORDA

 

 

Formação Clínica das Conchas - Portugal aguarda o Seu regresso para mais um ano. Será o quarto consecutivo, pelo Centro de Formação da Clínica das Conchas, sempre com plateias mais numerosas, ano após ano. Que recordações tem da sua vinda a Portugal nos últimos três anos?  Quais as Suas expetativas para este ano?

 

Paulo Gentil - Incrível como sempre fico ansioso e na expectativa de retornar.  Estou especialmente empolgado porque venho produzindo materiais importantes que enriquecerão bastante o conteúdo das formações. Desde minha última ida a Portugal foram mais de 30 artigos publicados e tenho diversos dados ainda não publicados com resultados interessantíssimos! Uma recordação valiosa é a de ver como os profissionais que participam das formações se desenvolvem e aproveitam o conteúdo. Fico muito feliz em receber relatos dos excelentes resultados que obtiveram e de como as formações os ajudou em suas carreiras e estudos. Minha expectativa é reencontrar alunos de formações anteriores e ter bastante gente nova na plateia.

 

Formação Clínica das Conchas - Numa das suas comunicações será responsável pelo curso “Clinic Método de treino Paulo Gentil” Quer levantar um pouco a ponta do véu relativamente ao que vai abordar?

 

Paulo Gentil - Eu vivo os estudos e práticas do treinamento há mais de 20 anos. Em minha carreira pude vivenciar desde o treino de atletas olímpicos até de pessoas com doenças crônicas, passando também pela realidade dos ginásios. Essa experiência prática se juntou a muito estudo. No total são mais de 130 artigos científicos publicados e a posição de um dos 5 pesquisadores que mais publicou sobre treinamento resistido no Mundo. Essa união de teoria e prática me permitiram compreender aspectos que fazem toda diferença na hora de prescrever treino, como controle de dose, recuperação, intensidade e técnicas de execução. A síntese disso é que será apresentada nessa formação inédita!

 

 

Formação Clínica das Conchas - Na III Edição das Jornadas de Medicina do Exercício irá abordar questões relacionadas com Exercício e Saúde. Cada vez mais esta associação à Saúde é o Seu foco de trabalho? Continua a realizar investigação científica neste âmbito?

 

Paulo Gentil - Atualmente, trabalho em uma sala de exercício dentro de um hospital público. Nela atendemos pessoas com os mais diversos problemas de saúde (câncer, hipertensão, diabetes, esteatose hepática, Doença de Parksinson, osteoporose, Alzheimer, esclerose múltipla…) que recebem o exercício como remédio. É uma área fascinante, em termos humanos e profissionais. Tenho projetos grandes de pesquisa nessa área e parcerias com diversos países do Mundo. Pelo que tenho visto em nível internacional, posso assegurar que essa é área na qual o exercício terá sua maior importância social e econômica em um futuro próximo!

 

 

Formação Clínica das Conchas - Em termos de produção científica os Seus últimos anos têm sido bem profícuos. Que desafios literários tem de momento?

 

Paulo Gentil - Estou no momento com 26 artigos científicos submetidos. E meus maiores desafios estão em duas frentes: 1) mostrar uma nova concepção do treinamento para hipertrofia e emagrecimento, de uma forma prática para cientistas e praticantes e 2) emplacar estudos sobre o uso do exercício como remédio em jornais médicos importantes. Digo que são duas frentes bem difíceis, pois ambas são fortemente enraizadas em preconceitos e concepções ultrapassadas.

 

 

 

Formação Clínica das Conchas - Caminhando para algumas questões de índole mais pessoal, atualmente que nunca dispensa na sua mala de viagem?

 

Paulo Gentil - Sempre levo um livro de um tema alheio à área, para manter a mente ativa e passar o tempo; um kit de TRX, para manter os treinos quando estou fora de casa; e um pequeno kit com alimentos saudáveis para o caso de emergências.

 

 

Formação Clínica das Conchas - Destino de férias a agendar?

 

Paulo Gentil - Vou aproveitar a ida a Portugal para fazer snowboard em Andorra e conhecer regiões de Portugal que ainda não visitei, como a região ao Sul de Lisboa e as ilhas. Antes disso passarei o final de no na Tailândia, com passagens por Dubai e Hong Kong.

 

 

Formação Clínica das Conchas - O que mais odeia na Sua profissão?

 

Paulo Gentil - A acomodação dos profissionais que se recusam a evoluir e a falta de caráter de quem vende práticas ineficientes e perigosas

 

 

Formação Clínica das Conchas - E o que mais gosta?

 

Paulo Gentil - A possibilidade de mudar vidas

 

Para saber mais informações sobre o curso aqui 

Partilhar

Precisa de Ajuda?