Sobre a formação
Este curso que alia uma forte componente prática à teoria, visa dotar os formandos dos conhecimentos essenciais para avaliar e prescrever exercício físico em populações clínicas e para fases especiais da vida.
Serão identificadas as principais doenças metabólicas, osteo-articulares e cardiovasculares, assim como apresentadas propostas de avaliação e prescrição de exercício físico adaptadas.
Abordar-se-ão ainda diferentes fases especiais da vida, nomeadamente a adolescência, gravidez e 3ª idade, dotando-se o formando das competências necessárias para intervir de modo seguro e eficaz em cada uma destas fases.
8.4 UC para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico e Título Profissional de Director/a Técnico/a.
Possibilidade de Pagamento em prestações - Ver Regulamento
Razões para participar
Apresentação
Este curso que alia uma forte componente prática à teoria, visa dotar os formandos dos conhecimentos essenciais para avaliar e prescrever exercício físico em populações clínicas e para fases especiais da vida.
Serão identificadas as principais doenças metabólicas, osteo-articulares e cardiovasculares, assim como apresentadas propostas de avaliação e prescrição de exercício físico adaptadas.
Abordar-se-ão ainda diferentes fases especiais da vida, nomeadamente a adolescência, gravidez e 3ª idade, dotando-se o formando das competências necessárias para intervir de modo seguro e eficaz em cada uma destas fases.
Objetivos Gerais
- Dominar conteúdos que permitam compreender e enquadrar o exercício físico como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais;
- Identificar as principais doenças metabólicas, osteo-articulares e cardiovasculares
- Dotar os formandos de conhecimento para a avaliação e prescrição de exercício, seguro e eficaz, em populações clínicas e fases especiais da vida.
- Obtenção da capacidade de promover a fidelização do praticante ao Exercício Físico
Destinatários
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo;
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Osteopatia e outros profissionais de saúde;
- Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD).
Objetivos
IMPORTANTE
A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.
Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento. Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.
Metodologias de desenvolvimento da formação
Formação contínua, em regime de frequência presencial em sala.
O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão.
Os métodos pedagógicos utilizados são essencialmente, preleção, role-play, utilização de cenários clínicos, resolução de problemas, realização de tarefas, reflexão crítica e componente prática.
Modelo de Avaliação
Consiste na aplicação de um teste escrito, no período assinalado no cronograma.
A nota do teste deverá de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de avaliação 0-20 valores).
Caso falte, reprove em avaliação contínua, queira melhorar a nota obtida ou não tenha presenças para aceder ao processo de avaliação contínua pode propor-se a exame final que decorre em data a definir. Quer o teste escrito, quer o exame final incidirão sobre a totalidade dos conteúdos lecionados.
A realização do exame final pressupõe o pagamento de uma taxa administrativa de 50 €.
Assiduidade e Pontualidade
Para ter acesso ao processo de avaliação, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso. Serão registadas presenças em cada sessão. Cada bloco de 5 horas corresponde a 1 sessão. O total das 40 horas (excluem-se as 2 horas da última sessão), corresponderá a 8 sessões. Deverá marcar presença em, pelo menos, 6 sessões.
O formando deverá ser pontual. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão.
Recursos Pedagógicos e Espaços
Todas as ações de formação têm sala equipada de forma a permitir o uso de equipamento de apoio como: computador portátil, videoprojector, quadro branco, entre outros.
Os espaços utilizados possuem dimensão, luminosidade, temperatura, ventilação, níveis de ruído e condições de higiene e segurança adequados
Informações Diversas
A fatura recibo será disponibilizada em formato digital na Área Pessoal do formando, no separador “Encomendas”, no site da Formação Clínica das Conchas.
Os participantes devem trazer roupa prática que lhes permita treinar adequadamente
O material pedagógico de apoio à formação será disponibilizado aos formandos, em suporte digital, na Área Pessoal, no site da Formação Clínica das Conchas, após a realização do curso/formação.
Certificado/Diploma Atribuído
Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), disponível em formato digital, num prazo de 2 semanas, na Área Pessoal no site da Formação Clinica das Conchas.
8.4 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT).
Perguntas Frequentes – clique aqui
Programa
Conteúdos Programáticos
Cronograma
O curso decorre aos sábados e domingos.
Dia e Mês |
Sessão |
Horário |
Conteúdo |
Formador |
23 Fevereiro |
1 |
Sáb. 09h-14h |
Exercício Clínico para Doenças Cardiovasculares de Baixo Risco Clínico |
Rita Pinto |
24 Fevereiro |
2 |
Dom. 09h-14h |
Prescrição de Exercício Físico na Gravidez |
Maria Joao Alvito |
09 Março |
3 |
Sáb. 15h-20h |
Diafragma e Respiração – Otimização da Performance em atletas e nas Disfunções Posturais |
Joana Moinho |
10 Março |
4 |
Dom. 09h-14h |
Exercício Clínico nas Doenças Reumatológicas |
Joao Moita |
16 Março |
5 |
Sáb. 15h-20h |
Obesidade e Gestão de Peso |
Pedro Medeiros |
17 Março |
6 |
Dom. 09h-14h |
Exercício Físico na 3ª Idade |
Xavier Melo |
06 Abril |
7 |
Sáb. 15h-20h |
Exercício Clínico na Diabetes |
Joao Magalhaes |
07 Abril |
8 |
Dom. 09h-14h |
Atividade Física a Aptidão Física em Crianças e Adolescente |
Xavier Melo |
13 Abril |
9 |
Sáb. 15h-17h |
Avaliação de Conhecimentos |
|
SESSÃO 1 – EXERCÍCIO CLÍNICO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES DE BAIXO RISCO CLINICO
- Doença cardiovascular e sua prevalência em Portugal
- O processo de reabilitação cardíaca
- Estratificação de risco para o exercício físico
- Avaliação funcional e da aptidão aeróbia em pessoas com doenças cardiovasculares
- Benefícios e efeitos do exercício físico em pessoas com doença cardiovascular de baixo risco
- Prescrição de exercício físico para pessoas com doenças cardiovasculares de baixo risco:
- Treino Aeróbio
- Treino de Força Muscular
- Treino Combinado
- Apresentação, resolução e discussão de estudos caso
SESSÃO 2 – PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO NA GRAVIDEZ
- Contextualização da atividade física e exercício na gravidez
- Alterações físicas e emocionais durante os 9 meses
- Diretrizes sobre a atividade física e exercício físico na gravidez
- Benefícios do exercício físico na gravidez /parto
- Contra indicações relativas e absolutas à prática de exercício físico durante a gravidez
- Sinais de alerta versus sinais de parto
- Pavimento pélvico: educação através do exercício e prevenção de complicações perineais
- Caracterização de um plano de sessão
- Indicações e precauções na prática da atividade física
- Condições de base
- Avaliação na gravidez
- Planificação de sessões de ginástica para gravidas
- Execução de sessões práticas com diferentes materiais
- Reavaliação das sessões práticas
- Resolução de cenários clínicos
SESSÃO 3 – DIAFRAGMA E RESPIRAÇÃO – OTIMIZAÇÃO DA PERFORMANCE EM ATLETAS E NAS DISFUNÇÕES POSTURAIS
- O Papel do Diafragma
- Anatomia funcional e fisiologia integrada no sistema postural
- Disfunções posturais, como avaliar e intervir
- Prevenção de lesões associadas ao papel do diafragma
- Casos Clínicos e prática baseada na evidência
- Treino Correctivo
- Introdução ao treino corretivo para otimização da performance
- Exercícios corretivos para cada uma das limitações identificadas nos testes de avaliação
- Planeamento e aplicação prática
- Casos práticos
- Mudança comportamental e adesão ao plano delineado. Sucesso vs Insucesso.
SESSÃO 4 – EXERCÍCIO CLÍNICO PARA DOENÇAS REUMATOLÓGICAS
- Introdução à fisiologia em sujeitos com doenças Reumatológicas
- Principais doenças Reumatológicas (ênfase na Artrite reumatoide, osteoartrose e Fibromialgia)
- Avaliação da condição física
- Prescrição de exercício em sujeitos com doenças Reumatológicas. Adequação às diferentes condições: Osteoartrose, Fibromialgia e Artrite Reumatóide;
- Avaliação e controlo dos programas de exercício físico
SESSÃO 5 – OBESIDADE E GESTÃO DE PESO
- Caracterização (conceito, epidemiologia e etiologia)
- Benefícios do exercício físico
- Evidência Científica (treino intervalado vs Contínuo); Treino de Força e PMG
- Como avaliar? Técnicas de Terreno
- Prescrição exercício adaptada (atuais recomendações para prescrição exercício e eventuais contraindicações)
- Prescrição de Protocolos de PMG e aplicar uns aos outros
- Estudos de Caso
SESSÃO 6 – EXERCÍCIO CLÍNICO NA 3ª IDADE
- Impacto do envelhecimento vs. inatividade física nos sistemas fisiológicos em repouso e esforço
- Envelhecimento vs. inatividade física e componente músculo-esquelética
- Envelhecimento vs. inatividade física e sistema cardiovascular, respiratório e nervoso
- Envelhecimento vs. inatividade física e capacidade cognitiva
- Exercício, envelhecimento e uma vida independente
- Envelhecimento e comportamento postural
- Avaliação funcional nos idosos
- Expoente motivacional nos idosos
- Reduzindo o comportamento sedentário nos idosos
- Prescrição de exercício
- Considerações no treino cardiorrespiratório
- Considerações no treino força muscular
- Considerações no treino de equilíbrio
- Considerações em condições clínicas específicas
SESSÃO 7 – EXERCÍCIO CLÍNICO NA DIABETES
- Etiologia, fatores de risco e fisiopatologia da diabetes
- Epidemiologia da diabetes
- Comorbilidades e complicações da diabetes
- Diabetes e o papel do comportamento sedentário
- Benefícios do exercício para pessoas com diabetes
- Prescrição de exercício
- Considerações no treino cardiorrespiratório e o papel da intensidade do exercício.
- Considerações do treino da força muscular
- Considerações nas principais complicações da diabetes
- Programa D2FIT
SESSÃO 8 – ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- Dos princípios fisiológicos à adaptação contextual
- Respostas fisiológicas e percetivas ao exercício em crianças saudáveis
- Atividade física diária e gasto energético em crianças saudáveis
- Racional pediátrico
- Aptidão física: um poderoso marcador de saúde
- Aptidão física e associações com a capacidade cognitiva
- Para além dos marcadores de saúde
- Treino de Endurance
- Treino de Força
- Treino de Elevada Intensidade
- Contextualização intervencionista das crianças e o exercício
- Planeamento
- Estruturando a sessão
- Criando jogos e atividades
- Novas oportunidades para reduzir tempo sedentário e aumentar a atividade física das crianças
- Videogames ativos na promoção da atividade física em crianças
- Recriando o espaço e a atividade na aula.
SESSÃO 9 – TESTE DE AVALIAÇÃO
- Teste escrito de avaliação – 2h
Investimento
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas