Sobre a formação
Com uma forte componente prática este curso vai permitir-te adquirir conhecimentos essenciais para avaliar e prescrever exercício físico de forma segura e eficaz para prevenção e reabilitação de distúrbios músculo-esqueléticos.
Vou ser melhor com este curso porque:
- Vou melhorar na avaliação individualizada de cada cliente e na prescrição de EXERCÍCIO CLÍNICO
- Vou ficar capaz de obter RESULTADOS de forma SEGURA e EFICIENTE salvaguardando a máxima SAÚDE músculo-esquelética do cliente
- Vou conhecer as principais patologias e a intervenção de treino a adotar no pé e tibiotársica, joelho, coluna lombar, dorsal e cervical e ombro, respeitando os princípios do treino como a individualidade
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Razões para participar
Apresentação
7 Razões para participar no Curso
- Permite realmente aliar o Exercício à Saúde e reduzir a incidência de lesões nos clientes
- Adquirir um racional clínico que permita selecionar que testes de avaliação realizar
- Dominar a avaliação postural estática e dinâmica com vista à personalização do treino do Seu cliente
- Conhecer as lesões e patologias de cada articulação
- Saber identificar que exercícios terapêuticos, deverá prescrever em função do Seu cliente
- Reúne especialistas Nacionais nas várias temáticas, e, com caráter interdisciplinar (Médicos, Fisiologistas do Exercício, Fisioterapeuta e Osteopatas)
- Taxa de empregabilidade de quase 100% para quem realiza o curso
Objetivos Gerais
- Identificar as principais patologias músculo-esquelética por região anatómica
- Dotar os formandos de conhecimento para a avaliação e prescrição de exercício, seguro e eficaz, para prevenção de patologia músculo-esquelética e, em caso de presença de patologia, para reabilitação da mesma
- Ser capaz de manipular variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) para otimizar o processo de prescrição de exercício para a saúde.
- Aquisição de competências ao nível da aplicação de técnicas de terapia manual, com otimização dos resultados pretendidos
- Obtenção da capacidade de promover a fidelização do praticante ao Exercício Físico
Destinatários
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto, Exercício e Bem-Estar e Treino Desportivo
- Licenciados ou estudantes nas diversas áreas da Medicina, Fisioterapia, Osteopatia e outros profissionais de saúde
- Detentores do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF), Título Profissional de Diretor/a Técnico/a (TPDT) e Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD)
Objetivos
O que inclui a minha inscrição
72 horas de formação
Material de apoio ao curso em formato digital (em Português) – para que coloque em prática tudo o que aprendeu no curso
Certificado de Frequência de Formação Profissional (homologado pelo IPDJ), para acrescentar valor ao Seu Cv
14.4 UC (Unidades de Crédito) para renovação do Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico (TEF), Directo/a Técnico (DT) e Treinador/a de Desporto.
Acesso a email interno com disponibilidade do coordenador do Curso e equipa para esclarecimento de dúvidas pós-curso
Como devo proceder para fazer a minha inscrição num determinado curso
Para fazer a sua inscrição, terá de ter um registo criado em formação.clinicadasconchas.pt
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Depois terá que fazer a inscrição clicando em INSCREVA-SE na página do curso que pretende frequentar.
Confirmação de inscrição num curso
A inscrição só fica validada (inscrição definitiva) após o pagamento.
Depois de fazer a inscrição/encomenda, dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento.
Caso não o faça, a compra será automaticamente cancelada, obrigando a uma nova inscrição.
Pagamento em prestações mensais
Para algumas formações, devidamente assinaladas, existe a modalidade de pronto pagamento ou pagamento em prestações mensais.
O número de mensalidades é escolhido pelo formando consoante a sua preferência.
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Metodologias de desenvolvimento da formação
Formação em regime de e-learning (100% online).
Formação em formato TOTALMENTE ONLINE em modalidade síncrona (EM DIRETO), com participação simultânea de todos os formandos e do formador. Interação em tempo real através de vídeo conferência, utilizando plataforma ZOOM.
Desta forma, mantendo o conteúdo do curso presencial, terá todos os benefícios do formato online: conforto de poder assistir no Seu espaço, sem barreiras de distância e localização e com poupança de deslocações e estadia. Poderá esclarecer toda e qualquer dúvida com o formador e interagir durante a ação formativa.
O LINK para aceder à formação será enviado por email, 2 DIAS ANTES da data de início.
Certifique-se de que a mensagem não foi enviada para a sua pasta de SPAM.
Modelo de Avaliação:
Consiste na aplicação de um teste teórico, no período assinalado no cronograma. Para ser considerado aprovado no curso, a nota deverá ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de avaliação 0-20 valores).
Caso falte, reprove em avaliação contínua, queira melhorar a nota obtida ou não tenha presenças para aceder ao processo de avaliação contínua pode propor-se a exame final que decorre em data a definir. Quer o teste escrito, quer o exame final incidirão sobre a totalidade dos conteúdos lecionados. A realização do exame final pressupõe o pagamento de uma taxa administrativa de 50 €.
Assiduidade e Pontualidade
Para ter acesso ao processo de avaliação, o formando deverá estar presente em 80% da carga horária do curso até a data de realização do teste. Serão registadas presenças em cada sessão.
Recursos Pedagógicos
Necessário computador com acesso à internet.
Embora seja possível visualizar em tablet ou smartphone, o computador é o dispositivo com menor probabilidade de erro, pelo que aconselhamos, que se possível, o utilize.
Como em qualquer plataforma tecnológica, e porque não somos responsáveis pela mesma, falhas podem acontecer.
Condições relacionadas com o funcionamento que devo conhecer
Ao efetuar a sua inscrição numa formação está a aceitar os nosso “ Termos de Utilização e Privacidade” e o nosso “Regulamento da Formação”.
Programa
Conteúdos Programáticos
Cronograma
O curso decorre aos sábados e domingo
Dia/Mês |
Sessão |
Horas |
Horário |
Conteúdo |
Formador |
06 Fev Sáb. |
1 |
5 |
9h-14h |
Anatomia Palpatória |
João Espírito Santo |
07 Fev Dom. |
2 |
5 |
9h-14h |
Prevenção de Lesões Músculo-Esqueléticas |
João Espírito Santo Rodrigo Ruivo |
20 Fev Sáb. |
3 |
8 |
9h-13h 14h-18h |
Avaliação Postural Global Análise do Movimento Humano |
João Moita André Sousa |
21 Fev Dom. |
4 |
5 |
9h-14h |
Exercício Clínico para o Pé e Tibiotársica |
Patricia Pimenta |
06 Mar Sáb. |
5 |
5 |
14h-19h |
O Ombro: Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance |
António Cartucho Rodrigo Ruivo |
07 Mar Dom. |
6 |
5 |
15h-20h |
||
20 Mar Sáb. |
7 |
8 |
9h-18h |
A Coluna Vertebral: Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance |
Joao Moita Pedro Medeiros |
21 Mar Dom. |
8 |
8 |
9h-18h |
||
10 Abr Sáb. |
9 |
8 |
9h-18h |
O Joelho Avaliação e Intervenção para a Saúde e Alta Performance |
André Sousa Mário Vale Sara Costa |
17 Abr Sáb. |
10 |
8 |
9h-18h |
||
18 Abr Dom. |
11 |
5 |
9h-14h |
Exercício Clínico para a Coluna Cervical |
Joana Moinho |
24 Abr Sáb. |
12 |
2 |
14h |
Avaliação de conhecimentos |
|
SESSÃO 1 – ANATOMIA PALPATÓRIA
Objetivos
- Conhecimento dos sistemas musculares, Ósseo e articular relacionada com os movimentos e/ou ações realizadas a partir dos esqueletos axial e apendicular
- Identificar as estruturas músculo-esqueléticas recrutadas no gesto desportivo
- Conhecer os constituintes dos sistemas muscular, ósseo e articular
Conteúdos Programáticos
- Anatomia palpatória da cabeça, pescoço e tronco (ossos, articulações e músculos);
- Anatomia palpatória do membro superior (ossos, articulações e músculos);
- Anatomia palpatória do membro inferior (ossos, articulações e músculos).
- Ensino prático das diferentes regiões do corpo, através da palpação;
- Análise prática de ações musculares e respetivos constituintes anatómicos.
- Resolução estudo de caso
SESSÃO 2 – PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULO-ESQUELETICAS
Objetivos
- Dominar o continuum do Exercício Corretivo da NASM
- Compreender a importância do domínio da fisiologia articular na seleção dos exercícios de treino de força e de alongamento
- Perceber o que é a dor miofascial e relação com o exercício
- Dominar a resolução de estudos-caso através da compreensão do racional clínico
Conteúdos Programáticos
- O que é a prevenção de lesões? Existe a prevenção de lesões?
- Continuum do Exercício Corretivo da NASM
- Relacionar fisiologia articular e exercícios de treino de força e de alongamento
- Abordagem ao conceito de dor miofascial
- Resolução de estudos-caso e compreensão do racional clínico
- Integração com anatomia palpatória
SESSÃO 3 – AVALIAÇÃO POSTURAL GLOBAL | ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO
Objetivos
- Efetuar uma análise postural coerente através da compreensão da postura humana, bem como dos elementos que a constituem e o modo como se relacionam
- Conhecer a terminologia do vocabulário posicional
- Definições a aplicações dos termos por região corporal
- Definições a aplicações dos termos por região corporal
- Identificar os aspetos básicos da geometria corporal
- Onde se situa o esqueleto no espaço
- Como se relacionam as partes do corpo entre si
- Onde se situa o esqueleto no espaço
- Identificar a ação dos tecidos moles sobre o esqueleto
- Quais os tecidos que atuam sobre o esqueleto criando ou mantendo a alteração postural
- Quais os tecidos que atuam sobre o esqueleto criando ou mantendo a alteração postural
- Construir um modelo postural descritivo baseado nos conceitos adquiridos
- Análise prática da postura estática e dinâmica
- Aprender como desenvolver uma bateria de avaliação funcional e aplicar diversos testes
- Aprender como interpretar os resultados e desenvolver um plano de prescrição adequado
Conteúdos Programáticos
- Postura humana
- Conceitos
- Elementos que influenciam a postura humana
- Conceitos
- Análise postural
- Objetivos da análise postural
- Vocabulário de análise postural
- Método de análise postural
- Estratégias acessórias de análise
- Objetivos da análise postural
- Aplicação prática dos conceitos teóricos desenhando uma análise postural global
- Análise do movimento humano
- Definição e objectivo da análise do movimento humano
- Conceitos Teóricos (anatomia funcional e interdependência regional)
- Introdução às diferentes abordagens (FMS, SFMA, DNS e MAG7)
- Relação da análise do movimento humano e prevenção de lesões
- Ênfase no padrão respiratório e como utilizar corretamente o diafragma
- Apresentação de estudos-caso
- Definição e objectivo da análise do movimento humano
SESSÃO 4 – EXERCÍCIO CLINICO NO PÉ E TÍBIOTÁRSICA
Objetivos
- Contextualização e revisão anatómica do complexo articular do pé e tibiotársica
- Perceber as implicações do treino barefoot em cadeia aberta ou fechada
- Introdução à relação anatómica do pé com o resto do corpo durante a marcha
- Perceber a importância do timing na estrutura e função do pé
- Reflexão sobre o papel do treinador no exercício clínico do pé e tibiotársica
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento e revisão anatómica do complexo articular do pé e tibiotársica
- Movimentos articulares vs ósseos
- Interpretação do movimento do pé em cadeia aberta vs fechada
- A importância dos pontos de apoio e a sua relação com a mobilidade e estabilidade do pé
- Olhar detalhado sobre a pronação e a supinação
- Movimentos articulares vs ósseos
- Implicações anatómicas do movimento do pé no resto do corpo (e vice-versa)
- Interpretação de pressões plantares
- Relações detalhadas entre o contacto com o solo e o movimento e a estabilidade do resto do corpo
- A pronação e a supinação de todo o corpo
- Interpretação de pressões plantares
- Implicações na dor crónica
- Análise do movimento do pé
- Reflexão sobre movimentos a promover e a coordenar
- Exemplos específicos
- Análise do movimento do pé
- Abordagem científica do problema
- Artigos úteis
- Vocabulário científico útil
- Artigos úteis
SESSÃO 5 e 6 – O OMBRO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE
Objetivos
- Identificar as várias articulações do complexo articular do ombro, descrever a mecânica de funcionamento do ombro e reconhecer o conceito de ritmo escápulo-umeral
- Dominar o conceito de plano de omoplata e identificar os pares de força no ombro
- Identificar as patologias mais comuns relacionadas com o ombro
- Habilitar na realização de testes de avaliação para o ombro, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
- Identificar exercícios e posturas que poderão ser prejudiciais para articulação do ombro
- Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar
- Realizar uma análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
- Ser capaz de manipular variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) para otimizar o processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro
- Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento do ombro
Conteúdos Programáticos
- Anatomia Funcional do Ombro
- Osteocinemática e Artocinemática
- Movimento articular (diferentes fases) e ritmo escapulo-umeral
- Sistema ativo e passivo de estabilização
- Importância Plano da Omoplata
- Importância coifa dos rotadores
- Osteocinemática e Artocinemática
- Avaliação do Ombro
- Testes Passivos e Ativos
- Testes Especiais e Musculares
- Testes específicos para escápula – categorização de disfunção segundo Kibler
- Testes de avaliação rigidez da cápsula
- Testes Passivos e Ativos
- Prevenção do Síndrome de Conflito- Patologia Coifa dos Rotadores
- Definição e Classificação
- Fatores de Risco e Etiologia
- Definição e Classificação
- Prática Laboratorial (Sistematização de abordagens de prevenção e intervenção)
- Prevenção do défice de rotação interna do ombro. Técnicas de mobilização da cápsula posterior
- Exercícios de reforço muscular específicos (coifa dos rotadores e músculos estabilizadores da omoplata) e de alongamento
- Análise cinesiológica e mecânica de vários exercícios de força
- Fundamentar a opção pela escolha de equipamento (elásticos vs pesos livres vs máquinas)
- Treino do Core – análise de exercícios e sua relação com o ombro
- Treino Excêntrico – suas potencialidades
- Treino sensório-motor – como o utilizar
- Construção de programas de treino, manipulando as variáveis metodológicas (ex: repetições, séries, etc) e mecânicas (ex: braço de força resistente, etc) com vista à otimização do processo de prescrição de exercício para a saúde e alta performance do ombro.
- Prevenção do défice de rotação interna do ombro. Técnicas de mobilização da cápsula posterior
SESSÃO 7 e 8 – A COLUNA VERTEBRAL: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE
Objetivos
- Identificar a anatomia da coluna vertebral e descrever a mecânica de funcionamento
- Revisão: constituintes dos sistemas Muscular, Ósseo e Articular associados à coluna vertebral
- Compreender as várias patologias relacionadas com a coluna vertebral
- Habilitar na realização de testes de avaliação para a coluna, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados
- Análise prática da postura estática e dinâmica
- Identificar técnicas de terapia manual eficazes para a coluna
- Desenvolver programas de intervenção adequados e eficazes para disfunções da coluna.
- Conhecer o correto reforço muscular e trabalho de flexibilidade a realizar com vista à prevenção de lesões e otimização de funcionamento da coluna vertebral
- Otimizar o rendimento desportivo em diferentes modalidades desportivas através da prevenção de lesões e otimização do funcionamento da coluna vertebral
Conteúdos Programáticos
Anatomia Funcional e Anatomia Palpatória
- Anatomia da coluna vertebral
- Cinesiologia e biomecânica da coluna vertebral
- Mecanismos estabilizadores da coluna
Fisiopatologia | Teste Funcionais | Técnicas de Tecidos Moles e de Mobilidade Articular
- Principais patologias e desequilíbrios da coluna vertebral (hérnias discais, espondilolisteses, escolioses, hiperlordoses, hipercifoses)
- Testes de avaliação de encurtamentos musculares
- Técnicas de tecidos moles e de mobilidade articular da coluna e alongamento de cadeias musculares
Exercício Clínico para a Coluna Vertebral
- Anatomia funcional
- Mecanismos estabilizadores da coluna
- Biomecânica da coluna vertebral
- Resposta à sobrecarga
- Resposta à sobrecarga
- Carga mecânica e processo de lesão
- Fisiopatologia do disco intervertebral
- Ruptura do anel fibroso
- Degeneração do disco
- Hérnia discal
- Ruptura do anel fibroso
- Deformidades: hiperescoliose, hipercifose, hiperlordose, osteofitose, espondilites, estenose vertebral, espinha bífida
- Prevenção
- Reabilitação
- Desenvolvimento de um programa de treino
- Desenvolvimento de um programa de treino
- Apresentação e Discussão de Estudos Caso
SESSÃO 9 e 10 – O JOELHO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A SAÚDE E ALTA PERFORMANCE
Objetivos
- Conhecer a anatomia funcional do joelho, bem como os testes que permitem a avaliação desta articulação, e ainda aplicar um plano de intervenção para a síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana.
- Identificar as articulações, descrever a mecânica de funcionamento do joelho, e reconhecer o conceito mecanismo screw-home.
- Compreender a importância da relação pé, joelho, anca e core, e as suas implicações biomecânicas para a funcionalidade.
- Reconhecer a importância de realizar uma análise postural completa nas patologias de overuse do joelho.
- Reconhecer a importância da equipa multidisciplinar.
- Conhecer a definição e semiologia de três patologias comuns da articulação do joelho: síndrome da banda iliotibial, síndrome rotuliano doloroso e tendinopatia rotuliana
- Compreender o papel do tratamento conservador versus o procedimento cirúrgico em relação a diferentes patologias
- Habilitar para a realização de testes de avaliação para o joelho, fomentado a sua compreensão e interpretação dos resultados -
- Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
- Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
- Alongamento segmentar VS alongamento em cadeias. Cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia.
- Identificar exercícios e posturas potencialmente prejudiciais para articulação do joelho.
- Desenvolver programas de prevenção e intervenção adequados e eficazes para disfunções do joelho.
Conteúdos Programáticos
- Anatomia funcional do joelho
- Osteocinemática e artrocinemática
- Sistema passivo e activo de estabilização
- Relação biomecânica do pé-joelho-anca
- Importância da análise postural
- Osteocinemática e artrocinemática
- Avaliação física
- Importância da equipa multidsciplinar
- Testes passivos
- Testes musculares
- Testes funcionais
- Importância da equipa multidsciplinar
- Patologias do joelho: definição, semiologia, incidência, factores de risco e classificação
- Síndrome banda iliotibial
- Síndrome rotuliano doloroso (Síndrome patelo-femural)
- Tendinopatia rotuliana
- Síndrome banda iliotibial
- Tratamento conservador VS cirúrgico
- Tratamento conservador
- Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
- Conhecer e aplicar técnicas de libertação miofascial para as patologias de joelho.
- Conceito de cadeias miofasciais e outras estratégias de alongamento em cadeia (meridianos miofasciais, RPG, SGA, yoga)
- Proposta de tratamento para cada patologia.
- Prescrição de exercício teurapêutico: recomendações no âmbito das variáveis metodológicas (intensidade, número de repetições, séries, etc) e de variáveis mecânicas.
- Cuidados a ter na realização dos exercícios: agachamento, lunges, peso morto unilateral, entre outros.
- Identificar técnicas de terapia manual eficazes para o joelho.
SESSÃO 11 – EXERCÍCIO CLÍNICO NA COLUNA CERVICAL
Objetivos
- Conhecer as alterações funcionais associadas à dor cervical
- Compreender a importância do exercício na dor cervical
Conteúdos Programáticos
- Introdução e Epidemiologia da Patologia e Disfunção da Coluna Cervical
- Anatomia e Biomecânica da Coluna Cervical
- Dor Cervical: Patologia vs Disfunção - O que a Evidência nos diz?
- Dor e o seu impacto no controlo motor
- Avaliação da Coluna Cervical
- Exercício na Dor Cervical: Evidência e Prática
- Apresentação e discussão estudos-caso
SESSÃO 12 – TESTE DE AVALIAÇÃO
- Teste escrito de avaliação de conhecimentos
Investimento
10% para inscrição em grupo de mais de 2 pessoas